O prefeito em exercício, Nominando Diniz, inspecionou, na tarde desta quarta-feira (24), as obras da primeira fase do Parque Socioambiental do Róger e de construção do conjunto habitacional da Beira Rio – empreendimento que vai beneficiar 747 famílias de áreas de risco da Capital, com moradia digna. Os dois projetos da prefeitura fazem parte do programa João Pessoa Sustentável, que tem a parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
“No Tribunal de Contas do Estado, eu conhecia esse projeto apenas no papel, porque o TCE foi escolhido para auditar os recursos do BID, tanto do Estado como do Município. E eu fiz questão de conhecer o que era o antigo lixão do Róger, que está sendo transformado num parque. Naquela época, um ano atrás, não tinha nada. Hoje, eu testemunho uma ação bastante avançada, que talvez daqui para o final do ano, a primeira etapa esteja concluída. Já as construções na Avenida Beira Rio, que aqui é um ato de justiça, pessoas humildes que viviam brigando com as intempéries da vida, e a administração consegue dar uma solução de forma humana”, disse o prefeito em exercício.
O Parque Socioambiental do Róger está na fase de tratamento de toda parte remanescente de lixo, formando o gabião ao redor para proteger a área de mangue, com previsão de conclusão desse trabalho em novembro deste ano. A segunda parte será a construção de todos os espaços comunitários. O parque será dividido em seis grandes blocos, onde vai ter o bloco da cultura, esporte, a parte também da administração e da parte de gestão ambiental. O investimento total é de R$ 50 milhões.
Já o conjunto habitacional na Avenida Beira Rio é voltado para famílias de áreas de risco de oito comunidades do Complexo Beira Rio (CBR): Tito Silva, São Rafael, Santa Clara, Miramar, Vila Tambauzinho, Cafofo Liberdade, Brasília de Palha, Padre Hildon Bandeira.
O projeto prevê a construção de 747 apartamentos em três blocos, no terreno do antigo colégio Pio XI, localizado na Rua Alfredo Heim, em Tambauzinho. A área total construída é de 7.283,34 m² mais uma área verde de 1.380 m². Os apartamentos terão 1, 2 e 3 quartos.
Previsão de entrega dos habitacionais:
- Terreno 1: abril de 2025
- Terrenos 2 e 3: novembro de 202
Fotos: Quel Valentim
Discussion about this post