A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) definiu o plano de trânsito e transporte para a Festa das Neves 2024.
A programação inicia neste sábado (27), indo até o domingo, dia 4 de agosto, com shows e apresentações artísticas no Parque Solon de Lucena (Lagoa).
O objetivo é garantir a mobilidade e a segurança viária, por conta do aumento da demanda de veículos e pedestres no local durante a realização do evento.
As equipes realizarão pontos de desvios a partir das 17h, no entorno da Lagoa, próximo a Diogo Velho, Pedro II e Camilo de Holanda (veja o mapa no fim da matéria).
Evangelizar João Pessoa
Por conta da programação religiosa, no sábado (27), a intervenção no trânsito vai iniciar às 11h, para que seja realizada a abertura do 1º Evangelizar João Pessoa e, à noite, termina com o show do Padre Reginaldo Manzotti.
Um ponto de bloqueio será montado, a partir das 18h, entre a Lagoa e a Avenida Getúlio Vargas (proximidades do restaurante Zeny), trecho utilizado tanto para circulação do transporte público quanto dos veículos particulares.
Com isso, todos serão direcionados do Parque Solon de Lucena pela Avenida Pedro II (lateral do Mercado Central), depois acessarão à esquerda na Avenida Tabajaras e seguirão até a Avenida Getúlio Vargas (esquina do Lyceu Paraibano), por onde os ônibus irão até o novo terminal de ônibus da Lagoa.
Esquema de ônibus
Diariamente, as operações do transporte público noturno funcionam com 27 linhas de ônibus até as 23h, com saída do Terminal de Integração do Varadouro.
Porém, excepcionalmente, para atender os pessoenses e turistas da Festa das Neves, os veículos sairão do novo terminal de ônibus da Lagoa.
Além disso, serão disponibilizados viagens extras para atender os usuários após o término do evento. São elas: 104, 116, 120, 203, 301, 302, 303, 504, 701, 1500 e 5100. E, ainda, será colocada à disposição uma frota extra de seis veículos até o término do evento.
Vídeomonitoramento
Além dos agentes de mobilidade em campo, a Semob-JP manterá equipes também monitoramento o trânsito, por meio das câmeras do Centro Operacional de Trânsito e Transporte (COTT), com equipamentos instalados no entorno da Lagoa e do Busto de Tamandaré.
Discussion about this post