Em uma análise detalhada do cenário atual do setor imobiliário e da construção civil em João Pessoa, destaca-se o papel fundamental da Caixa Econômica Federal. Sob a liderança regional de Lucius Fabiani, o banco consolidou uma interação dinâmica com o Sinduscon-JP, como um importante crucial para o desenvolvimento econômico, com especial atenção à habitação e à criação de emprego e renda na região.
A CEF, reconhecida como a principal financiadora de imóveis no país, celebra essa interação estratégica, por ocasião dos 45 anos da entidade, enfatizando a importância da colaboração entre as duas entidades. Esta parceria vitoriosa, de acordo com Fabiani, fortalece a entidade e tem sido fundamental para impulsionar a economia do estado, com um enfoque particular na habitação, um setor que é parte integrante da identidade da Caixa, pode-se dizer que está no DNA do banco.
Evolução emblemática
Segundo ele, a evolução do Sinduscon-JP reflete o crescimento robusto e sustentável do setor da construção civil na capital paraibana:
“Vejo a entidade cada vez mais forte, moderna e que contribui de forma decisiva seja na esfera representativa classista, seja na esfera técnica, debatendo interna e publicamente, levando as contribuições de seus associados ao diálogo dos grandes planos que se relacionam a esse importante segmento da economia paraibana”, afirmou ao jornalista Cândido Nóbrega durante entrevista exclusiva para a Revista alusiva aos 45 anos de fundação do Sindicato.
Desde os primeiros dias de sua carreira no banco Itaú, em 1987 até sua posição atual na Caixa, Fabiani teve oportunidade de testemunhar uma transformação significativa no setor, marcada pela diminuição da dependência de obras públicas e pelo fortalecimento de programas habitacionais como o Minha Casa Minha Vida, retomado ano passado pelo governo federal e que tem se tornado o grande alavancador do setor da construção civil no segmento de habitação de interesse social.
Ele acrescentou que essa mudança paradigmática, coincide também com um período que estava à frente do Sindicato dos Bancários da Paraíba, marcado pela reorganização da classe trabalhadora e fortalecimento da categoria rumo a uma representação mais forte e moderna desta importante indústria.
Em 2004, Fabiani ingressou, por meio de concurso público na CEF, assumindo cargo em 2005 em Bayeux, depois agência no Manaíra Shopping, GIDUR e Trincheiras. Foi cedido em 2009 à Polícia Militar de João Pessoa, onde assumiu vários cargos nas Secretarias do Trabalho, Desenvolvimento Urbano, Articulação Política e superintendência da EMLUR, onde foi gestor por sete anos. Em 2023, assumiu a Superintendência da CAIXA, a partir de um processo seletivo interno em nível nacional.
Fortalecimento de parcerias
Como superintendente regional, tem se dedicado a restabelecer o diálogo e fortalecer ainda mais as parcerias com o setor da construção civil. A interação com o Sinduscon-JP, particularmente com seu presidente, Wagner Breckenfeld, tem sido fundamental para avançar no processo de centralidade do cliente, refletindo um compromisso com a melhoria contínua dos processos e a agilidade no atendimento.
Em 2023, a Caixa investiu significativamente na região de João Pessoa, demonstrando confiança no potencial de crescimento do setor imobiliário da capital paraibana. A título de exemplo, Fabiani revela que, apenas em 2023, a Caixa investiu R$1,8 bilhões em recursos do FGTS/SBPE, nas modalidades do MCMV, Apoio a Produção, PEC e Alocação de recursos, somente na Região Metropolitana de João Pessoa.
Transformação digital
Diante do cenário econômico de queda nas taxas de juros e desemprego, a expectativa, segundo Fabiani, é de mais crescimento: “Certamente iremos superar o volume de investimento do ano passado. Nossa rede de agências está de portas abertas e com recursos para atender a clientela em todas as modalidades disponíveis”
E lembrou também que a Caixa, capitaneada em nível nacional pelo paraibano Carlos Vieira, tem se empenhado em um processo de transformação digital, visando modernizar e otimizar o atendimento aos clientes: “A implementação da Inteligência Artificial nas rotinas diárias, o foco no bem-estar de empregados e clientes, a melhoria contínua dos processos com ênfase na centralidade do cliente, e a jornada digital de contratação habitacional via app são reflexos dessa modernização e já são uma realidade no nosso dia a dia.
Fabiani finalizou revelando ainda que o novo app mobile da CEF, o internet banking, e a iniciativa de open finance, juntamente com a modernização da rede de agências, já apresentam resultados significativos, melhorando a experiência dos clientes e assegurando resultados sustentáveis.
Discussion about this post