Estão abertas até dia 18 de agosto as inscrições para os cursos ATIVAR!, para apoiar professores e gestores escolares no uso de Metodologias Ativas de Aprendizagem
O programa ATIVAR! Metodologias Ativas por WhatsApp já formou mais de 1830 educadores de 2021 ao primeiro semestre de 2024. Com um formato inovador, educadores de todo o país acessam os conteúdos por meio do WhatsApp e se reúnem, semanalmente, em tempo real, com tutores da USP, de forma virtual.
As inscrições para a sexta edição vão do dia 1º de agosto a 18 de agosto de 2024. São 500 vagas divididas em dois cursos – Projetos de Vida e o Bom Professor e Novas Arquiteturas Pedagógicas – cada um com carga horária de 40 horas e duração de oito semanas, totalmente gratuitos e on-line. Ao final dos cursos, os concluintes recebem certificado da USP e passam a fazer parte de uma rede de educadores de todo o território nacional, onde podem trocar experiências e conhecimento para o aperfeiçoamento profissional.
Nas edições de 2023 e 2024, 81% dos cursistas concluíram o programa e 92% dos inscritos fizeram avaliações positivas sobre as três últimas edições. De acordo com Paulo Andrade, presidente do Instituto iungo “o ATIVAR! é uma forma de levar o conteúdo de uma das melhores universidades do mundo, a USP, de forma flexível e acessível por meio do WhatsApp, a educadores de todos os cantos do país. O programa é mais um exemplo de como contribuímos com essa parceria para valorizar a profissão docente, apoiando e incentivando o desenvolvimento profissional dos nossos professores”, explica Paulo Andrade.
O programa é uma realização do Instituto iungo, a Faculdade de Educação da USP e o Núcleo de Pesquisas em Novas Arquiteturas Pedagógicas da universidade (NAP/USP) lançam a sexta edição do programa Ativar! Metodologias Ativas por WhatsApp.
O que dizem os participantes?
Laís Maria Masazume Van Ham, professora de Projetos de Vida no Ensino Médio da Escola Estadual Ibrantina Cardona, em Holambra, SP, foi uma das cursistas da quinta edição do ATIVAR! em ‘Projetos de vida e o Bom Professor’. Segundo Laís, a experiência positiva com os encontros fez com que ela recomendasse para os colegas e a coordenadora da escola. “No curso, eu encontrei formas de me aproximar dos alunos nas aulas de Projetos de Vida. Fez muito sentido pensar nos projetos de vida para a liberdade, projetos de vida para descobrir o mundo. Não só a questão de mercado de trabalho, mas para usar os projetos de vida com um propósito, um guia para seguir adiante. Então, eu recomendei o curso aos meus colegas e minha coordenadora, para que eles pudessem também ter essa aproximação com os estudantes”, comenta.
A professora Karine Pizaneli Castucci, professora do 2º ano do Ensino Fundamental, no Colégio Santa Catarina, em São Paulo, SP, também participou da quinta edição para aprender sobre ‘Novas arquiteturas pedagógicas’. De acordo com a professora, o curso incentiva formas de promover o protagonismo dos alunos e a construir aulas mais dinâmicas. “Com certeza eu recomendo o curso. Ele possibilita uma maneira bem reflexiva de como colocar o aluno no foco do aprendizado. Ajuda a responder: O que eu preciso para que o meu aluno coloque realmente a mão na massa? Para que ele seja protagonista?”, diz.
Além do WhatsApp, outros meios digitais são usados durante os cursos para realizar o encontro semanal ao vivo de uma hora entre os cursistas e tutores, possibilitando interações e troca de experiências com professores de todo o país.
“Nos cursos, aliamos a teoria à prática. Os educadores vivenciam aulas baseadas em Metodologias Ativas de Aprendizagem, com trabalho colaborativo, atividades mão na massa, uso de situações-problema e interdisciplinaridade. E eles fazem isso refletindo sobre suas práticas, sua própria realidade, o que torna o processo de aprendizagem mais relevante do que analisar apenas situações fictícias”, afirma Ulisses Araújo, coordenador científico do NAP/USP.
Podem se inscrever educadores de escolas de todo o Brasil. São aceitas inscrições de gestores escolares e professores de todas as áreas de conhecimento de Ensino Médio e Ensino Fundamental 1 e 2. Para mais informações e inscrições, o público pode acessar o site www.repensandocurriculo.org
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Sobre o Instituto iungo
O Instituto iungo, idealizado pelo Instituto MRV, foi criado em 2020 com uma visão de educação, em que os estudantes se desenvolvem integralmente e podem construir seus projetos de vida. Para o iungo, o professor é a base da educação e o principal agente dessa transformação da escola. Por isso, o instituto oferece formação continuada para educadores em diferentes formatos, produz material pedagógico para apoiá-los no dia a dia e realiza pesquisas para ouvir os professores do Brasil. Para trazer um impacto relevante para a educação do país, o Instituto trabalha em parceria com secretarias da educação, universidades e outras organizações do terceiro setor. Em quatro anos de atuação, o iungo firmou parcerias com redes estaduais de ensino de todas as regiões do país e impactou diretamente mais de 300 mil educadores com ações de formação.
Sobre o NAP/USP
O Núcleo de Pesquisas em Novas Arquiteturas Pedagógicas (NAP) da Universidade de São Paulo se dedica a promover estudos, pesquisas e ações de intervenção que levem à reinvenção da educação e dos processos pedagógicos inerentes às relações de ensino e de aprendizagem, em todos os níveis e modalidades.
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