Frente às recentes crises climáticas que acometem o país, grupo de empresários brasileiros se reúne em manifesto e abre diálogo sobre a sustentabilidade, defendendo a colaboração do setor privado com os Três Poderes do Brasil
Reafirmando seu compromisso com a sustentabilidade e com a preservação do meio ambiente, a MRV, empresa do grupo MRV&CO e maior construtora da América Latina, celebra a assinatura do “Pacto Econômico com a Natureza”, iniciativa que reuniu mais de 50 empresários de grandes companhias e economistas brasileiros em prol de um desenvolvimento econômico sustentável e do combate às mudanças climáticas no Brasil. O documento tem como objetivo incentivar um diálogo aberto com os Três Poderes do Brasil para garantir que o desenvolvimento econômico do país ocorra de forma sustentável, sem comprometer ou esgotar os recursos naturais. A MRV é signatária do pacto por meio do presidente de seu conselho de administração, Rubens Menin.
“Acreditamos que é possível conciliar crescimento econômico e preservação ambiental. A assinatura deste pacto é um passo importante nessa direção. A MRV sempre esteve na vanguarda das práticas sustentáveis da construção civil e tem trabalhado incansavelmente para desenvolver projetos cada vez mais alinhados com esse propósito, utilizando materiais ecoeficientes e promovendo a eficiência energética em nossos empreendimentos”, afirma Menin.
Compromisso da MRV com a sustentabilidade
A MRV possui uma trajetória sólida em sustentabilidade, com diversas iniciativas voltadas para a redução do impacto ambiental de suas operações. A empresa investe em tecnologias, promove a gestão eficiente de recursos naturais e incentiva a participação de seus colaboradores em ações de conscientização ambiental, promovendo o desenvolvimento sustentável em suas operações e em toda a cadeia de valor.
Nos últimos anos, a MRV alcançou uma redução de mais de 20% nas emissões de CO² graças a investimentos em soluções de baixo carbono, incluindo o uso de energia renovável e a ecoeficiência do concreto. Em 2023, a empresa reduziu em 26% os gases de efeito estufa de escopo 2 e em 28% as emissões de GEE. Com iniciativas de P&D, a MRV investiga o desempenho de materiais sustentáveis, buscando maior eficiência e menor impacto ambiental, como o uso de rejeitos de mineração em argamassas e concretos, que contribuem para a redução do consumo de água e cimento.
A “Visão 2030 MRV” reflete o compromisso de longo prazo da construtora com a sustentabilidade, alinhando-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Esse plano estratégico estabelece metas claras em três pilares: Gestão e Relacionamento, Economia Circular na Construção Civil e Adaptação à Emergência Climática e Mitigação. Com esses esforços, a companhia busca ser uma referência global em sustentabilidade, promovendo um desenvolvimento mais inclusivo e ambientalmente responsável, ao mesmo tempo em que reforça a importância da inovação e tecnologia para transformar a indústria da construção civil.
“Sabemos que a construção de moradias acessíveis e de qualidade deve estar alinhada aos princípios de responsabilidade socioambiental. Ao unirmos forças com outros líderes empresariais e economistas, estamos enviando um sinal claro de que o setor privado está comprometido em fazer a sua parte. Por meio da MRV, estamos prontos para contribuir com nossa expertise e recursos para construir um futuro mais sustentável para todos”, reforça Menin.
Sobre MRV
Com mais de quatro décadas de mercado e o propósito de construir sonhos que transformam o mundo, a MRV é uma das cinco empresas que compõem a plataforma de soluções habitacionais MRV&CO. É considerada a maior construtora e incorporadora da América Latina, tendo como foco empreendimentos residenciais econômicos, com preços acessíveis para um público que busca o sonho da casa própria. A companhia já entregou mais de 500 mil chaves e, hoje, mais de 1,6 milhão de pessoas vivem em um imóvel construído pela MRV. Acesse e conheça mais sobre a companhia. www.mrv.com.br.
Discussion about this post