O deputado Chico Mendes (PSB) está fora da disputa eleitoral em Cajazeiras. Pelo menos foi o que decidiu, de forma unânime, os juízes do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) nesta segunda-feira. Coube ao desembargador Oswaldo Trigueiro, no voto vista, enfileirar posições em encontro ao relator do caso, o juíz federal Bruno Teixeira.
A ação de impugnação tinha sido movida em primeira instância pelo Ministério Público Eleitoral, tendo por base jurisprudência do STF e uma resposta do TSE sobre a figura do “prefeito itinerante” – cujos mandatos são consecutivos, mesmo que em cidades diferentes.
Em primeira instância o registro de candidatura foi liberado. O magistrado entendeu que Mendes interrompeu os mandatos ao renunciar ao cargo de prefeito para a disputa de uma vaga na Assembleia Legislativa em 2022. Ele foi prefeito eleito de Sao José de Piranhas em 2016 e reeleito em 2020.
Em resposta a uma consulta recente, contudo, o TSE entendeu que em casos semelhantes a renúncia não afasta a continuidade do terceiro mandato.
Depois da liberação inicial o MPE recorreu ao TRE. A defesa de Chico Mendes pode recorrer da decisão. Os advogados dele têm dito que acreditam numa mudança de entendimento do Plenário do TSE quando o órgão for analisar a matéria.
Discussion about this post