O desespero do grupo da atual prefeita Adelma, de Pitimbu, está chamando a atenção, sobretudo com o crescimento da campanha de Guiga Azevedo (Republicanos), esposa de Leonardo Barbalho. E esse desespero vem desde antes do início microprocesso eleitoral, com tentativas de atrapalhar a campanha da oposição e ganhar as eleições no famoso “tapetão”.
Diversas ações foram ajuizadas que, em sua maioria, foram julgadas improcedentes pela Justiça Eleitoral e mantidas as sentenças pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba. A primeira foi ainda na pré-campanha. Na representação 0600039-57.2024.6.15.0073, movida peloUnião BrasilcontraJose Carlos Do Carmo, Denise Batista De Santana, Luana Ferreira Fideles e Luana Virginia De Carvalho Chaves, o partido alegou que os eleitores do grupo de oposição divulgaram pesquisa não registrada.
Ao analisar o caso, a Juíza Eleitoral de Alhandra, Daniere Ferreira de Souza, julgou improcedente a representação, afirmando que a imagem da suposta pesquisa, na verdade, era uma enquete. A decisão foi mantida pelo TRE em decisão unânime.
Em seguida, a própria Prefeita Adelma, ajuizou ação contra Leonardo por suposta ofensa à sua honra. O processo foi distribuído com o número 0600057-78.2024.6.15.0073.
Ao sentenciar, mais uma vez a justiça julgou improcedente a ação. Afirmou a Magistrada que Leonardo fez críticas à gestão de Adelma e realizou questionamentos acerca das despesas feitas pela Prefeita durante festejos em Pitimbu e no Distrito de Acaú, não se caracterizando propaganda irregular ou ofensa.A decisão também foi mantida pelo TRE/PB.
Depois o partido da base da gestora atual de Pitimbu, Uniao Brasil, deu entrada em uma representação contra o candidato a vice da chapa de oposição,Emerson Veiga De Oliveira Lima, o Mersinho Veiga, alegando que ele realizou propaganda antecipada quando publicou uma foto com Leo contendo o número. E pela terceira vez foi julgado improcedente. O processo é o de número 0600129-65.2024.6.15.0073.
Não bastasse isso, na tentativa de atrapalhar a candidatura da oposição e concorrer sozinha o pleito, a Coligação Pitimbu Continuará a Brilhar, da Prefeita Adelma, impugnou a candidatura de Leonardo Barbalho sob o fundamento de contas julgadas irregularesjunto ao TCU, por supostas falhas na Educação de Pitimbu em 2016, cuja Secretária era a Prefeita. A justiça acatou o pedido da coligação e indeferiu o registro de Leonardo.
Substituída a candidatura de Leonardo por Guiga, sua esposa, que teve seu registro deferido e sem qualquer impedimento, o crescimento exponencial tem causado preocupação no grupo de situação, que passou a criar fake news na cidade de suposto impedimento no novo registro.
Em contato com o advogado da coligação, Lucas Mendes, afirmou que “Guiga teve seu registro deferido pela Justiça Eleitoral sem qualquer impugnação ou recurso. Não há nenhum impedimento em sua candidatura. Ela segue sua campanha normalmente, com crescimento considerável, e estas fake news serão combatidas pelos meios legais.”
Vale lembrar que quem colocou a Professora Adelma na política foi Leonardo Barbalho, que formou a chapa em 2020 com Jorge, Prefeito, e Adelma, vice, após ser secretária de educação na gestão de Leonardo. Em razão do falecimento de Jorge, a atual gestora assumiu o cargo de prefeita e logo em seguida rompido com Leo.
Discussion about this post