No dia 21 de setembro aconteceu em Salvador o Ginga Prêmio Literário de Capoeira, na ocasião, o capoeirista e pesquisador paraibano João Paulo de Araújo Pereira (João Pitoco) foi agraciado com tal premiação. O evento é alusivo aos 60 anos de capoeira do Mestre Itapoan, discípulo do criador da Capoeira Regional: Mestre Bimba.
O evento foi realizado no Museu Eugênio Teixeira Leal, Pelourinho e reuniu centenas de mestres, mestras, pesquisadores e pesquisadoras do Brasil.
João Pitoco é autor do Livro Mestre Bimba: O Sonho de Salomão. A obra é repleta de materiais e dados inéditos, todos corroborados por suas respectivas fontes primárias. Destacando-se entre outros, gravações do Mestre Bimba para Lorenzo Turner, professor dos Estados Unidos que visitou o Brasil nos anos 40. João Pitoco conseguiu resgatar seis faixas com o Mestre tocando berimbau, sendo que uma delas era de um toque desconhecido chamado Sonho de Salomão, de onde vem o subtítulo do livro. Para receber essa homenagem, o autor recebeu apoio do edital Arte na Bagagem do Governo do Estado da Paraíba.
Segundo João Pitoco: “Esse tipo de homenagem é extremamente importante para quem trabalha com cultura, pois é um reconhecimento de nossa dedicação. Essa foi iniciativa da escola de Capoeira Ginga, espero que sirva de inspiração para que outras instituições e também o poder público procure fazer o mesmo aqui em João Pessoa e na Paraíba.”
Assessoria
Fotos: Divulgação/Assessoria
Discussion about this post