O Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI) realizou nesta quarta-feira (02), por meio, Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), uma importante ação educativa e de conscientização sobre higiene das mãos e check list (time out) de cirurgias seguras. A iniciativa focou as metas de segurança do paciente no Bloco Cirúrgico do hospital, que é referência em procedimentos eletivos de média e alta complexidade.
A campanha ‘Setembro Laranja, Cirurgia Segura e Higiene das Mãos!’ teve como público-alvo profissionais do HMSI, como médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem. A equipe liderada pela coordenadora do NSP, Danielly de Moraes Chiappetta, promoveu a ação junto a esses profissionais, destacando a importância de boas práticas para garantir um ambiente seguro para os pacientes.
“Garantir um procedimento eficiente e sem riscos é fundamental para a segurança do paciente em centro cirúrgico. Por se tratar de um ambiente onde ocorrem uma série de ações invasivas, o cuidado com os protocolos de limpeza, desinfecção e esterilização deve ser prioridade para evitar contaminações, principalmente no que se refere aos instrumentais usados, e a determinação da diretoria do Hospital Santa Isabel é que possamos aperfeiçoar práticas e assegurar que os procecedimentos sejam realizados da melhor forma possível”, explicou a coordenadora Danielly de Moraes Chiappetta.
A Segurança do Paciente no Brasil é prevista na Portaria Nº 529/2013 que institui o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) e prevê como objetivo geral a contribuição para um cuidado em saúde qualificado em todos os estabelecimentos de saúde do país.
Metas – Objetivando oferecer melhor assistência em um ambiente cada vez mais seguro para pacientes e profissionais de saúde, o Hospital Municipal Santa Isabel trabalha diariamente com as seis metas de segurança do paciente preconizadas mundialmente. São elas: identificação do paciente; comunicação efetiva; cirurgia segura; medicação segura; higienização das mãos e prevenção de infecção relacionada à assistência à saúde (IRAS); e prevenção de quedas e de lesão por pressão (LPP).
Discussion about this post