Projeto “Xadrez para todos” vem disseminando a prática da modalidade e a revelação de novos talentos
No ano do centenário da Confederação Brasileira de Xadrez (CBX), o projeto “Xadrez para todos” vem atingindo as expectativas. No último final de semana foram duas etapas dos Abertos do Brasil em Aracaju e Porto Velho, fechando um ciclo que também contou com o Aberto do Brasil de Manaus na semana passada, além do Brasileiro de Rápido e Blitz.
Na próxima semana, João Pessoa receberá mais uma etapa do Aberto do Brasil, fortalecendo o xadrez regional e subregional, espalhando a prática e o intercâmbio entre os enxadristas de todas as regiões do país.
Para o presidente da CBX, Máximo Igor Macedo, o Circuito Nacional vem proporcionado um crescimento exponencial de jovens talentos.
“A interligação entre todas as provas oficiais da Confederação, culminando na final do Campeonato Brasileiro, juntamente com o apoio ininterrupto ao desenvolvimento regional e a aproximação do xadrez escolar e universitário com as federações, têm proporcionado um crescimento exponencial de jovens talentos”, comentou.
Ainda neste ano, CBX irá promover o Mundial da Juventude em Florianópolis, o Aberto do Brasil de Londrina, o Regional Centro-Oeste, o Regional Amador Norte, Festivais Regionais de Menores e Sênior no Norte e Nordeste, o Aberto do Brasil no Rio Grande do Sul, a Copa Contaud, o Campeonato Brasileiro Feminino, o Duchamp in Rio e muitos outros torneios locais.
Para encerrar o calendário de 2024, no final do ano acontece a final do Campeonato Brasileiro Absoluto, celebrando o centenário da CBX. “Diversos talentos estão surgindo e se destacando por todo o país, mostrando a força e a paixão que movem o xadrez brasileiro”, destacou o dirigente.
Discussion about this post