Iniciativa potencializa performance das lojas e impulsiona fluxo de clientes; após uma fase piloto, projeto passa a ser expandido para mais unidades
Trazer inovação para o setor de atacarejo e antecipar as necessidades dos(as) clientes é o que o Assaí Atacadista tem realizado nos últimos anos. E com a conversão de pontos de hipermercados, que resultou na maior expansão do varejo e atacado alimentar recente, a Companhia ganhou também um novo e valioso ativo: 239 mil m² de área bruta locável de galerias comerciais – uma das apostas do Assaí.
Com presença, atualmente, em 103 unidades distribuídas por todas as regiões do Brasil, as galerias comerciais ofertam desde serviços como chaveiro, salão de beleza e gráficas a, até mesmo, academia, cinemas e praças de alimentação. O projeto teve início em 2019, mas ganhou força com as conversões realizadas entre 2022 e 2023.
Ao adquirir os espaços, o Assaí preservou ao máximo as galerias existentes e, também, fortaleceu esse conceito no modelo de atacarejo com ampliação das áreas para locação, com a visão clara de proporcionar aos clientes uma experiência diferenciada. “Entendemos que, ao diversificar nossa oferta de produtos e serviços por meio dessas parcerias, trazemos mais comodidade aos nossos clientes, algo que é essencial em nosso setor altamente competitivo”, destaca Fernando Basilio, Diretor de Expansão e Galerias Comerciais do Assaí. Para se ter uma ideia da dimensão do que isso representa, o espaço é o suficiente para alocar mais de 1.300 lojistas e, caso fosse um shopping center, seria o 2º maior do Brasil.
“No Assaí, temos o foco no cliente. Esse é um dos valores que permeia toda a estratégia do nosso negócio”, comenta Basilio. “E isso se desdobra em diferentes frentes de trabalho, como a escolha de uma nova cidade ou um novo bairro, as parcerias com marcas e fornecedores(as) regionais e o mix de produtos e serviços oferecidos nas lojas”, exemplifica. “Alguns desses pontos já possuíam uma área de Galerias e, nas praças, que fizeram sentido com o nosso negócio e para os(as) clientes da região, mantivemos”, pontua Basilio.
É o exemplo do Assaí Anchieta Paulicéia, no ABC Paulista; o Assaí Minas Shopping, em Minas Gerais; Assaí Boulevard, no Rio de Janeiro; Assaí Paralela, na Bahia; Assaí Asa Norte, no Distrito Federal, entre outros. No 2º trimestre deste ano, as Galerias do Atacadista atingiram uma receita de R$ 26 milhões no período, crescimento de 13% ante mesmo período de 2023, com uma ocupação de cerca de 74%. “Assim como toda a nossa operação, trazemos novidades que agreguem nas necessidades do(a) nosso(a) cliente, mantendo uma operação de baixo custo”, ressalta. “A meta é levar o projeto para lojas já existentes e, também, para as unidades a serem inauguradas com demanda para este tipo de conveniência, como é o exemplo de uma nova loja no litoral paulista prevista para inaugurar até o final deste ano com uma área de Galerias”, antecipa.
Outra principal vantagem dessa estratégia é a eficiência na gestão dos custos de ocupação, em especial do aluguel. Ao disponibilizar espaços de galerias para locação, o Assaí diversifica suas fontes de receita e reduz a proporção dos custos fixos em relação às vendas. Isso reflete diretamente em um aumento significativo na rentabilidade. Ao criar espaços atraentes e diversificados, a empresa atrai um público maior e, também, retém os(as) clientes por mais tempo dentro da loja. Isso contribui para a maturação das conversões, que já apresentam múltiplo de vendas de 3 vezes (em relação ao formato hipermercado).
REGIONALIZAÇÃO
Para reforçar a sua operação personalizada às regiões, o Assaí busca por parceiros(as) lojistas locais e o projeto de Galerias não se limita apenas as capitais. “A concentração hoje está no estado de São Paulo, com cerca de 30% das Galerias em lojas paulistas. Outros 39,5% estão divididas entre o Norte e Nordeste, e 30,5% nos demais estados do Sudeste e Paraná, considerando todas as cidades que estamos presentes”. De acordo com o executivo, com os resultados positivos das Galerias das lojas convertidas, a meta é expandir para o parque de lojas existentes em todos os 24 estados, além do Distrito Federal.
Nordeste
Das 82 lojas na região, 17 possuem Galerias com serviços, como: academia, lavanderias, óticas, locadora de veículos, entre outros. A meta é ter mais projetos com galerias nas demais lojas da região, alinhada à estratégia de expansão da Companhia.
Norte
Já na região Norte, das 19 lojas nos estados, temos Galerias em duas, com serviços como: alimentação, laboratório médico, academia, entre outros, nos estados do Amazonas e Tocantins.
Centro-Oeste
Nas 28 unidades da região, 8 contam com uma área de Galerias, com academia, chaveiro, salão de beleza, praça de alimentação, entre outros serviços, divididas nas lojas dos estados: MT, MS, GO e no DF.
Sudeste
A região com maior número de lojas do Assaí – são 158 unidades em todos os estados (SP, MG, RJ e ES), também é onde o Atacadista já conta com o maior número de Galerias, apenas no estado de São Paulo, são 56 unidades e 17 nos demais estados. Entre os serviços que podem ser encontrados, estão: academia, cinema, praça de alimentação, salão de beleza, loja de decoração e bricolagem, entre outras opções. Por estado, as Galerias estão divididas em: 56 em São Paulo, 12 no Rio de Janeiro e 5 em Minas.
Sul
Presente apenas no estado do Paraná com 10 lojas, as Galerias já podem ser encontradas nas lojas de Curitiba, Londrina, Maringá e Foz do Iguaçu, com serviços como: loja de câmbio, alimentação e serviço.
Sobre o Assaí Atacadista
O Assaí Atacadista é uma corporation (empresa sem um único controlador) que opera no setor de atacarejo há 50 anos e a rede alimentar com a maior presença nos lares brasileiros (NielsenIQ Homescan). É uma das maiores varejistas nacionais, tendo registrado faturamento de R$ 72,8 bilhões em 2023. Nascido em São Paulo (SP), atende comerciantes e consumidores(as) que buscam maior economia para compras unitárias ou em grandes volumes. As ações do Assaí são as únicas de uma empresa somente de atacarejo negociadas tanto na B3 (ASAI3) quanto na NYSE (ASAI). Atualmente, tem mais de 290 lojas em todas as regiões do país (24 Estados + DF) e mais de 80 mil colaboradores(as), sendo reconhecida como uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil pela Great Place to Work (GPTW). Reconhecida pelo seu forte trabalho social, conta com o Instituto Assaí, que, desde 2022, atua com ações de impacto social nas frentes de apoio ao empreendedorismo, incentivo ao esporte e segurança alimentar. Ao longo do segundo trimestre de 2024, foi reconhecida em 1º lugar na categoria Varejo – Supermercados, Proximidade, Atacarejo e Cash & Carry – da 25ª edição do Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente, além de ser a 22ª marca brasileira mais valiosa e a 1ª do segmento de varejo alimentar segundo o Ranking Interbrand de Marcas Brasileiras Mais Valiosas. A Companhia é também a única varejista alimentar no top 10 da carteira IDIVERSA B3, que reconhece as empresas de capital aberto com os melhores indicadores em diversidade racial e de gênero. Para contatar a equipe de assessoria de imprensa do Assaí, obter press releases ou imagens oficiais da marca, acesse: www.assai.com.br/imprensa
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