A primeira dama do Brasil, Rosângela Silva, a Janja, protagonizou uma cena lamentável ao atacar o bilionário Elon Musk, futuro ministro de Eficiência Governamental de Trump, nos Estados Unidos, com a expressão “Fυck you”, que, em portugês, diz “foda-se”, termo de ódio não apenas dentro dos limites territoriais de um cabaré, de uma casa da luz vermelha, de uma zona de prostituição por aí vai, com direito a repercussão extremamente negativa e revide do agredido pelas redes sociais. Musk respondeu com emoji de risada e o prenuncio “vocês vão perder a próxima eleição”.
O xingamento de Janja é uma espécie de ‘coroamento’ a performance da primeira dama na reunião dos 20 países mais ricos do planeta, cujo nome empresta a um festival que reúne artistas brasileiros no Rio de Janeiro, local do evento. Mais que isso, põe o governo Lula na mira de Donald Trump, já que o dono da Tesla e do X é um dos principais aliados do presidente eleito dos Estados Unidos.
A diplomacia brasileira terá que trabalhar muito para atenuar os efeitos provocados pela atitude de Janja, que, em certa medida, transforma a reunião do G20 em assembleia estudantil. Não gostar do Elon Musk é um opinião pessoal de cada pessoa, outra coisa bem diferente é ter uma primeira dama mandando o futuro ministro dos Estados Unidos da América “se fuder” publicamente. Se Janja quer falar sempre o que pensa sem nenhum limite? Não seja a primeira dama, simples!
Discussion about this post