O 90º Campeonato Brasileiro Absoluto de Xadrez, que acontece em Natal desde o dia 13, chegou na reta final e vai conhecer neste sábado (21) o grande campeão nacional. Após oito rodadas, a briga pelo título segue bastante equilibrada, com cinco atletas disputando a liderança e o troféu da competição.
Depois de liderar por cinco rodadas, o GM Alexadr Fier perdeu o primeiro lugar para outro Grande Mestre, André Diamant, que está com meio ponto de vantagem sobre os demais. Os MFs Lucas do Valle e Lucas Tomielo, mais o MI Roberto Molina e Fier terão a chance nesta sexta-feira (20) de assumirem o primeiro lugar, esquentando a reta final do Brasileiro, que encerra neste sábado, no hotel Praiamar, em Ponta Negra.
No total, 161 enxadristas de todas as regiões do país estão participando do 90º Campeonato Brasileiro Absoluto de Xadrez que vai classificar o campeão para a seleção brasileira olímpica, além de distribuir premiação no valor total de R$ 42 mil, a maior da história da modalidade. A competição em Natal marcar os 100 anos da Confederação Brasileira de Xadrez (CBX) e por isso está sendo chamada de “Brasileiro do Centenário”.
Segundo o presidente da CBX, o potiguar Máximo Igor Macedo, a comemoração do centenário em Natal é uma forma fortalecer o xadrez regional. “A realização do ‘Brasileiro do Centenário’ em Natal reforça nosso compromisso com a descentralização e valorização do xadrez em todas as regiões do Brasil. Além de coroar o campeão brasileiro e definir um nome para a equipe olímpica, queremos que este torneio inspire novos enxadristas e fortaleça o xadrez como ferramenta de desenvolvimento humano e cultural. Nossa missão é fazer do centenário da CBX um marco inesquecível para todos os apaixonados pelo esporte”, revelou.
ÁRBITRO INTERNACIONAL
O Campeonato Brasileiro conta com a presença de Antônio Bento de Araújo Lima Filho, enxadrista brasileiro e Árbitro Internacional (AI) da Federação Internacional de Xadrez – FIDE.
Discussion about this post