O prefeito Cícero Lucena cumpriu 31 promessas de campanha eleitoral de 2020, do total de 66 avaliadas pelo levantamento realizado pelo portal G1, publicado nesta segunda-feira (30). As propostas efetivadas colocam o gestor entre os três com maior positividade dentre os temas acompanhados no período de 2021 a 2024. Vitória (ES) e Salvador (BA) atingiram 39 e 33, respectivamente.
Educação e Cultural, Direitos Humanos, Saúde, Meio Ambiente e Segurança Pública foram as áreas com o maior número de propostas cumpridas totalmente.
Na Saúde, se destacam a implementação de prontuários eletrônicos integrados com a rede estadual, do programa Remédio em Casa, a criação do Centro de Tratamento do AVC e Infarto e a reforma do hospital Ortotrauma de Mangabeira.
Na Educação e Cultura, a conclusão das obras do Conventinho, aumento no investimento nas festas populares, realização de exames de acuidade visual e a doação de óculos para alunos com necessidades, implantação de turmas bilíngues da língua portuguesa e língua brasileira de sinais estão entre os destaques. Criar uma plataforma digital para gestão pedagógica, administrativa e financeira; ampliação dos atendimentos no Centro de Referência Municipal de Inclusão da Pessoa com Deficiência e a realização dos jogos olímpicos escolares complementam.
Na área de Direitos Humanos e Sociais, o prefeito estabeleceu cota mínima de 30% para mulheres nas titularidades nas habitações populares, ampliou recursos para execução da política para as mulheres que promovam equidade de gênero e empoderamento feminino; instituiu o Programa Municipal de Enfrentamento aos Homicídios da Juventude Negra; e criou projeto de lei que reserva 20% das vagas para negros e moradores de comunidades tradicionais nos concursos.
Na Segurança Pública, fez a instalação de 20 bases móveis da Guarda Civil Municipal e instalou o observatório municipal da violência urbana.
No Meio Ambiente, também criou o Fundo Municipal de Defesa e Proteção Animal; o Pelotão Ambiental Municipal; Elaborar e publicar o Manual Municipal de Arborização Urbana.
Na área de Esportes, foram cumpridas as promessas de incluir João Pessoa no calendário internacional de meia-maratona e maratona; e retomar e ampliar os convênios com clubes de futebol. Também criou linha de turismo para interligar parque hoteleiro aos pontos de visitação da cidade.
Fez regularização fundiária de 4 mil unidades habitacionais; implantou o programa Volta por Cima para recuperação econômica pós-pandemia e o Distrito Criativo de João Pessoa na região do Centro Histórico. Entre diversas ações de infraestrutura não previstas no plano de governo, também resolveu alagamentos no bairro Jardim Veneza.
Discussion about this post