A chegada do período carnavalesco, com as prévias como o Projeto Folia de Rua, os blocos independentes e do próprio Carnaval, requer algumas precauções para o folião se proteger e curtir os festejos com saúde. Profissionais especialistas em nutrição e dermatologia da equipe da Funasa Saúde, associação genuinamente paraibana, que opera planos de saúde, apontam que é necessário ter atenção redobrada com a hidratação, alimentação e proteção à pele.
De acordo com a nutricionista Fabrícia Brito, uma orientação básica com relação à alimentação é “inserir bastante frutas e verduras durante todo o período carnavalesco, comidas leves que ajudam na hidratação”. Outra dica é evitar alimentos processados e ultraprocessados: “São alimentos que retêm muito líquido e é bom evitar porque eles não fazem bem à saúde”.
Fabrícia Brito ressalta que “quando a pessoa for comer em lugares fora de casa, sempre escolha lugares onde tenha alimentos mais saudáveis”. Por falar em comida fora de casa, o folião deve prestar atenção às condições de higiene onde o alimento é preparado e exposto para reduzir o risco de contaminação. Ela acrescenta que antes de sair de casa para a folia procurar tomar um café da manhã mais reforçado, rico em frutas e proteínas.
A hidratação é outro item fundamental à saúde durante a folia. “Principalmente quem for consumir bebida alcóolica tem que ter atenção com a hidratação. Beber muita água, levar uma garrafinha de água”, ressalta Fabrícia Brito. Ela lembra que no meio da folia o corpo perde muito líquido e é importante se hidratar bem.
Cuidados com a pele
Já a proteção à pele, ressalta a dermatologista Marina Rodrigues, da equipe Funasa Saúde, exige o uso de protetor solar e outros tipos de proteção. “Além do protetor solar, nós podemos usar chapéus de aba larga, para proteger as orelhas, o rosto, usar as blusas e chapéus de proteção UV, preferir ficar em lugares de sombra”, aponta.
A dermatologista lembra que “esse acúmulo de radiação solar ao longo da vida vai causar uma lesão no DNA da gente, tem um efeito acumulativo. Durante toda a vida vai acumulando aquela radiação na pele e provocando essas alterações na pele”.
Marina Rodrigues recomenda que o protetor ou filtro solar seja aplicado pelo menos 30 minutos antes de expor o corpo ao ar livre. “O ideal é reaplicar a cada duas horas, porque, comumente, ele vai perdendo o efeito”, alerta. Outro ponto fundamental é que todo o corpo precisa ficar protegido, incluindo pés e mãos.
Sobre a associação
A Funasa Saúde é uma associação genuinamente paraibana, sem fins lucrativos e administrada pelos próprios associados, que opera planos de saúde. Todas as informações sobre o processo de adesão à Funasa Saúde estão disponíveis no perfil no Instagram da Funasa Saúde (@funasasaude) ou através do telefone 3244-4220.
Da assessoria de imprensa
Foto: assessoria de imprensa/Divulgação
Discussion about this post