Assim que proclamado o resultado da eleição que o consagrou para a presidência da Câmara, no início da noite de sábado, dia 01, o deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) divulgou um vídeo nas redes, de dois minutos de duração, com uma roupagem moderna, estilo rápido e ágil, buscando naturalidade para explicar o sucesso de sua conquista. Todo protagonizado por ele, que foi o locutor e apresentador da peça, Motta se dividiu na tela e buscou ser descontraído para explicar como obteve os votos de colegas da esquerda, da direita e do centro.
“Querem saber como a esquerda e a direita caminharam juntas na Câmara? Assiste aí que te conto como foi”, introduz Motta no vídeo.
O presidente iniciou reconhecendo que não era dos mais conhecidos e populares na Casa: “Você também foi no Google ver quem é Hugo Motta. Olhe, nada contra o Google, pode ir lá pesquisar”, disse e aproveitou para anunciar suas redes e que irá explorar bastante esses canais.
“Mas, como agora, nós vamos nos encontrar aqui nas redes todos os dias, então eu resolvi fazer o meu próprio buscador. Bem-vindo ao ‘Hoogle’. Prazer, eu sou Hugo Motta, o novo presidente da Câmara”, completou.
Dessa forma informal, tratou da virulenta polarização política do país. Com música de fundo, lembrando um ritmo nordestino, embalado por uma sanfona.
“Você que vive reclamando que a polarização atrapalha o país, olha aqui para a Câmara. É claro que todo processo tem polêmica, mas polemizar, polarizar, sem paralisar, é possível”. Na curta mensagem, exibiu imagens de Ulysses Guimarães e de Fernando Henrique Cardoso.
Especialista em análise de redes sociais, Alek Maracajá, da Ativaweb, avaliou que o estilo do vídeo do novo presidente da Câmara aponta estratégia de implementar uma “gestão moderna”. Do dia de sua eleição até às 15h desta segunda-feira o número de seguidores de Motta deu um salto de 90.984 para 117.004 seguidores, um aumento de 26.020, numa taxa de engajamento de 2,26%, índice considerado “excelente” para figuras públicas no ambiente, segundo o analista.
Para o universo da internet e das redes, Motta, porém, está longe do desempenho de um ‘influencer’, mas tem potencial para crescer, acredita Maracajá, que projeta até uma possível superação de Arhur Lira (PP-AL), seu antecessor, que contabiliza 311 mil seguidores.
“Com esse crescimento exponencial, a tendência é que sua presença digital se amplifique rapidamente, impulsionada pela relevância do cargo. Se o ritmo de crescimento continuar, Hugo Motta poderá ultrapassar em poucos dias os 311 mil seguidores de Arthur Lira, consolidando uma forte base digital e ampliando seu alcance político”, acredita o especialista em análise de redes sociais.
Outro ponto de destaque, diz Maracajá, é a estratégia de comunicação adotada pelo novo presidente da Câmara. Motta demonstrou, para ele, um “domínio sólido do marketing político digital, com uma abordagem ampla e nacional, utilizando linguagem clara, materiais visuais de alta qualidade e postagens estrategicamente elaboradas”.
Com Mynews
Discussion about this post