O Serviço de Atendimento Móvel às Urgências de Campina Grande (Samu) acaba de ganhar o reforço de quatro novas ambulâncias. As ambulâncias vão renovar parte da frota veicular do SAMU e qualificar o serviço. O prefeito Bruno Cunha Lima realizou a entrega solene dos veículos.
As quatro ambulâncias foram conquistadas em parceria com o Ministério da Saúde, por meio do Novo PAC. Os veículos são equipados com todos os aparelhos necessários para o atendimento de urgência e emergência, com macas retráteis, cadeiras de roda, prancha, coletes, cilindros de oxigênio e demais instrumentos.
As ambulâncias, que são Unidades de Suporte Básico (USB), serão transformadas em Unidades de Suporte Avançado (USA). Com as novas viaturas, será possível renovar a frota e retomar o programa “SAMU na Escola”.
![](https://www.tanaarea.com.br/site/wp-content/uploads/2025/02/SAMU-1024x678.jpg)
O município tem atualmente dez ambulâncias na sede, sendo 3 USAs e 7 USBs e duas ambulâncias nos distritos de São José da Mata e Galante, ambas Unidades de Suporte Básico. Também existem cinco motolâncias, além de quatro ciclolâncias e uma unidade de intervenção rápida, que se trata de um veículo SUV para ocorrências gravíssimas.
“A gente vem fazendo um investimento na renovação da frota, como por exemplo a unidade de intervenção rápida, assim como as motos, bicicletas, que cumprem um papel essencial na intervenção e agora chegando mais quatro novas ambulâncias e estará chegando mais duas ambulâncias em breve. Por aqui circulam mais de 1 milhão de pessoas, em Campina Grande a nossa demanda é muito grande, e a gente precisa dar essa resposta, para entregar um serviço com mais qualidade e rapidez”, disse o prefeito.
Na gestão do prefeito Bruno Cunha Lima também foram adquiridos rádio comunicadores digitais, o que qualificou o tempo resposta e a comunicação do SAMU Campina Grande. O SAMU Regional CG atendeu a mais de 24 mil ocorrências no ano de 2024, caracterizando mais de 2 mil por mês. O serviço também regula a operação de mais de 50 municípios da região imediata de Campina Grande.
Discussion about this post