O presidente do Instituto Walfredo Guedes Pereira (IWGP), Geraldo Guedes Pereira Filho, recebeu oficialmente de forma simbólica na manhã desta quarta-feira (12), uma emenda do vereador Milanez Neto no valor de R$ 185 mil que será destinada para a compra de equipamentos e medicamentos, destinados ao Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) na capital, gerido pelo instituto. Os recursos da emenda deverão ser liberados ainda no 1º semestre desse ano pela Secretaria Municipal de Saúde.
Para Geraldo Guedes Pereira Filho, é com imensa alegria que o HSVP recebe mais uma emenda impositiva do vereador Milanez Neto, que vai conseguir comprar insumos importantes como os medicamentos e equipamentos, pois sem isso não é possível realizar os atendimentos necessários para garantir mais saúde e qualidade de vida a população pessoense.
“Esses recursos vão chegar numa boa hora, e uma vez indicada na Câmara Municipal de João Pessoa, vamos trabalhar para que o repasse da prefeitura municipal por meio da Secretaria Municipal de Saúde, possa chegar até nós, a fim de revertermos em forma de atendimentos,” destacou o presidente do IWGP.
O vereador Milanez Neto disse que a destinação da emenda é uma forma de reconhecer e agradecer ao Hospital São Vicente todo o serviço realizado em favor dos pessoenses e paraibanos. “O que seria da saúde pública sem esse hospital que vem ajudando de forma efetiva a todos?”, questionou.
![](https://estadopb.com.br/wp-content/uploads/2025/02/foto1-1.jpg)
Ele lembrou que para a LOA 2023, destinou ao hospital uma emenda no valor de R$ 100 mil, aumentou o valor do aporte para liberação esse ano, e no próximo ano, vai aumentar o valor da emenda destinada ao HSVP, para que possa continuar ofertando uma saúde de qualidade aos moradores da capital. “Tenho muito orgulho desse hospital. Todas as vezes que venho visitar a instituição, de forma espontânea e extra oficial (sem avisar), percebo um local limpo, bem cuidado, e principalmente, prezando pela forma humanizada em cuidar dos pacientes”, disse.
“O Hospital São Vicente é uma referência municipal e estadual na nefrologia, com destaque para a hemodiálise, cirurgia vascular e com avanços na oncologia. O papel do vereador por meio das emendas é reconhecer as entidades que realmente têm trabalhado para melhorar a saúde pública. Quando a gente vem ao São Vicente, percebe a excelência do serviço, gerido por uma gestão comprometida, onde os próprios diretores percorrem in loco os corredores e salas da instituição e interagem com os pacientes. O legado que o hospital deixa para o SUS é a humanização e o respeito com o recurso público”, lembrou Milanez Neto.
As emendas impositivas fazem parte da Lei Orçamentária Anual (LOA) e são votadas num ano, para liberação no exercício do ano seguinte. No caso da Câmara Municipal, os vereadores fazem indicação dos projetos e ações que receberão o investimento, e o recurso é liberado pela secretaria municipal da área de atuação da instituição.
De acordo com dados oficiais da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), para a LOA 2025, foram aprovadas pela Câmara Municipal de João Pessoa, 355 emendas parlamentares, sendo 335 emendas impositivas, 18 emendas de remanejamento e duas emendas aditivas de texto.
Assessoria
Discussion about this post