Com ênfase nas atividades desenvolvidas pelo castramóvel estadual, as ações do Programa Paraíba Pet nos municípios de Conceição e Mari foram articuladas nessa quarta-feira (19) pela Gerência Operacional de Políticas da Causa Animal, da Gerência Executiva de Vigilância em Saúde, do governo da Paraíba.
Em duas reuniões distintas de trabalho, a gerente Fabíola Rezende recebeu na sede da Gerência da Causa Animal, em João Pessoa, o secretário municipal da Saúde de Conceição, Handerson Clayton Ferreira de Lacerda, e o vereador Professor Erivan (Podemos), primeiro-secretário da mesa diretora da Câmara Municipal de Mari (CMM).
Localizado na região do Vale do Piancó e distante a 482 quilômetros da capital João Pessoa, o município de Conceição registra pouco mais de 18,3 mil habitantes. Já a cidade de Mari, situada a apenas 60 quilômetros da capital paraibana, possui cerca de 21, 8 mil habitantes.
As ações voltadas à causa animal vêm sendo desenvolvidas pelo governo da Paraíba por meio da Secretaria de Estado da Saúde desde 2023. O Programa Paraíba Pet foi anunciado e apresentado pelo governador João Azevêdo (PSB) em outubro de 2023.
“O Paraíba Pet tem o objetivo de promover os direitos, o bem-estar e a melhoria da qualidade de vida dos animais, além de formar uma sociedade mais consciente e responsável em relação aos cuidados e proteção, bem como garantir acesso aos serviços veterinários essenciais, com foco na castração, nas ações de educação em saúde, na vacinação disponibilizada pelo SUS e no tratamento de doenças”, explica Fabíola Rezende.
O programa é baseado nos eixos da educação em saúde; adoção responsável; parcerias e convênios com instituições de ensino e entes municipais; e castração de cães e gatos, com incentivo financeiro aos municípios paraibanos para a expansão do controle populacional dos animais e na execução de ações de educação em saúde.
Os castramóveis (ônibus adaptados) da Gerência da Causa Animal atuam com profissionais credenciados para a promoção de castrações de maneira itinerante em todo o estado. Também são trabalhados projetos de cofinanciamento para expansão do controle populacional de cães e gatos e credenciamento de clínicas veterinárias para castração de felinos e caninos.
Discussion about this post