Infraestrutura, saúde e agricultura familiar foram alguns dos principais temas discutidos durante Encontro de Conselheiros de Saúde do Vale do Mamanguape que aconteceu no período de 12 a 14 deste mês, em Rio Tinto. A realização do evento foi uma parceria entre o Conselho Estadual de Saúde da Paraíba (CES-PB), Conselho de Saúde de Rio Tinto e o Fórum de Educação Permanente e Continuada dos Conselhos de Saúde do Nordeste (FEPECCSN).
Durante o evento, a auditora do Tribunal de Contas do Estado, (TCE-PB), Maria Zaira Chagas Guerra Pontes proferiu palestra orientando os conselheiros de como cumprir e seguir correntemente as leis que são utilizadas por eles no seu trabalho diário.
A descentralização dos serviços do Centro de Dispensação de Medicamentos Excepcionais (CEDMEX) para o Vale do Mamanguape também foi outro assunto abordado. De acordo com o presidente do Conselho Estadual de Saúde, Eduardo Cunha, essa descentralização vai facilitar o atendimento aos pacientes que precisam desse serviço e têm que deslocarem até João Pessoa.


No que diz respeito à agricultura familiar o destaque foi para a qualidade dos alimentos produzidos. O fornecimento de água por meio de poços artesianos, segurança pública além de outros assuntos de interesse daquela região, também foram discutidos durante o evento.
O Encontro de Conselheiros de Saúde do Vale do Mamanguape foi encerrado com uma visita a aldeia Brejinho, em Marcação, onde os participantes puderam conhecer um pouco da cultura indígena e suas tradições.
A Comissão Executiva do evento aproveitou para a agradecer a diretora da Escola Cidadã Integral Estadual, Índio Antônio Sinésio da Silva, Eliete Maria Ramos da Silva ao professor Genilson Silva da Lima e ao cacique Pedro Grisol Sinésio, da Aldeia Brejinho.
Discussion about this post