O presidente do Conselho Estadual de Saúde (CES/PB), Eduardo Cunha, participou esta semana da Caravana Forma SUS que aconteceu na Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE, em Recife. O evento contou com representantes dos Estado da Paraíba, Alagoas, Sergipe, Bahia e Pernambuco.
Eduardo Cunha explicou que o evento tem como objetivo promover mobilizações em todo o território brasileiro a fim de atender às demandas da formação de futuras(os) profissionais do Sistema Único de Saúde, o ( SUS). Fazem parte dos temas abordados durante o encontro: processo formativo de estudantes de diversos cursos de graduação; pactuação entre instituições de ensino e serviços de saúde; vivências no SUS por diferentes atrizes e atores; garantia da permanência estudantil para grupos mais vulneráveis; além do fortalecimento de atividades e programas que integram ensino, pesquisa, extensão com o mundo do trabalho e a sociedade.
O presidente do Conselho Estadual de Saúde da Paraíba explicou, ainda que durante o encontro também são abordadas iniciativas do MS voltadas à educação na saúde, como o PET- Saúde, Diretrizes Curriculares (DC) dos cursos de graduação de Saúde, Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino Saúde (COAPES) e imersão em serviços do SUS e Permanência estudantil para grupos sociais historicamente discriminados.
As atividades acontecem em quatro turnos de trabalho, distribuídos em dois dias seguidos. Os grupos de trabalhos (GT) têm o objetivo de produzir materiais que consigam subsidiar diagnósticos como também fortalecer o processo de integração ensino-serviço-comunidade para profissionais de saúde nos territórios.
A proposta articula docentes, estudantes, residentes, trabalhadoras(es) e gestoras(es) do SUS e movimentos sociais em torno da discussão da formação profissional no âmbito da saúde. Os encontros possibilitam debates dialógicos, democráticos e pedagógicos, a partir de diversas ferramentas metodológicas para atingir os objetivos.
Discussion about this post