Na Paraíba, quem conquistará o mandato de senador da República em 2026? No ano de 2018 os eleitos foram a deputada estadual Daniella Ribeiro e o deputado federal Veneziano Vital do Rêgo, para mandatos de 2019 a 2027. Na eleição de 2022 Efraim Filho, então deputado federal, conquistou a única vaga de senador com mandato para o período 2023/2031. Sabemos que em cada eleição alternam-se as vagas, numa é ofertada uma vaga, na eleição seguinte, duas vagas.
Desde a criação do Senado Federal em maio de 1826 o nosso estado da Paraíba soma 68 senadores entre titulares e suplentes. Estamos na 57ª legislatura. Nesses quase 200 anos do Senado, Daniella Ribeiro, atual 1ª Secretária da Mesa Diretora do Senado, é a primeira mulher paraibana eleita para o cargo de senadora da Paraíba para a 1ª Secretaria da Câmara Alta do Parlamento Brasileiro. Nilda Gondim, 1ª suplente do então senador José Maranhão, com a morte do titular, foi senadora por dois anos (2021 e 2022).
Duas mulheres paraibanas foram eleitas senadoras pelo estado do Rio Grande do Norte. A atual governadora Fátima Bezerra – no segundo mandato – e a atual senadora Zenaide Maia, nascidas respectivamente em Nova Palmeira e Brejo dos Santos, cidades do Sertão paraibano. A senadora Zenaide Maia, igualmente a Daniella e Veneziano, foi eleita em 2018.
Você quer saber mais sobre a trajetória dos senadores paraibanos? Aguarde o livro Senadores da Paraíba nos 200 anos do Senado.
A obra inédita, destaca diversos senadores incluindo Humberto Lucena, José Maranhão, Marcondes Gadelha, Raimundo Lira, Ivandro, Ronaldo e Cássio Cunha Lima, Antonio Mariz, Vital do Rêgo, Ney Suassuna, Cícero Lucena, Roberto Cavalcanti, Efraim Morais, Wellington Roberto, Ruy Carneiro, Argemiro Figueiredo, João Agripino, Abelardo Jurema, José Américo, Assis Chateaubriand, Castro Pinto, Álvaro Machado, Epitácio Pessoa, Nilda Gondim, Veneziano Vital do Rêgo, Daniella Ribeiro, Efraim Filho.
O projeto editorial do jornalista Josélio Carneiro de Araújo está na fase de conclusão. A obra, ilustrada com fotografias, traz entrevistas com senadores e ex-senadores além de fatos sobre a trajetória deles. O livro também será disponibilizado no formato e-book.
Quais as cidades que mais elegeram senadores? Qual o senador que teve 32 anos de mandato? Qual o paraibano eleito senador pelo Rio de Janeiro? Quantos senadores se elegeram governadores da Paraíba? Quantos governadores foram eleitos senadores? Estas e outras curiosidades estão no 13º livro do jornalista pesquisador Josélio Carneiro.
Discussion about this post