O dia 26 de abril é o Dia Nacional de Combate e Prevenção à Hipertensão Arterial. A data serve para alertar sobre os cuidados necessários que se deve ter com relação à pressão alta, ressalta a médica cardiologista Luciana Xavier, da equipe da Funasa Saúde, associação genuinamente paraibana, que opera planos de saúde, que vai realizar uma ação de prevenção à hipertensão na próxima semana.
Luciana Xavier lembra que os parâmetros médicos atuais apontam que “valores a partir de 12×8, ou seja, 120×80, já podemos considerar o início de uma hipertensão arterial”. Ela frisa que tal parâmetro não indica, necessariamente, que o paciente precise fazer uso de medicação: “A pressão 12×8 não é preocupante. A gente só começa a dar um pouco mais de atenção a esse paciente. A partir desse diagnóstico existem estágios e é a partir deles é que vamos decidir sobre a conduta terapêutica”.
A cardiologista explica que a hipertensão pode causar variados sintomas. “Em geral, existem sintomas como um desconforto na região da face, às vezes, um desconforto na área do pescoço. Há casos do paciente chegar em consulta de emergência cardiológica com quadro de dor torácica, simulando até a angina e, às vezes, é só a pressão alta”, exemplifica. E acrescenta: “Aguns pacientes chegam a apresentar pressões mais altas, sem sintomas. Em alguns pacientes, a hipertensão é totalmente silenciosa”.
No caso do diagnóstico da hipertensão, Luciana Xavier conta que existem três classes de medicamentos mais recomendadas para o tratamento. “A primeira age na vascularização, provocando um pouco a vasodilatação para promover a redução da pressão. Outra é o dos diuréticos, que vai fazer o paciente urinar mais e, assim, diminuir a pressão. Já a terceira é formada pelos bloqueadores de canais cálcio, que vão promover uma vasodilatação, reduzindo os níveis de pressão”, enumera.
A mudança de hábitos, frisa Luciana Xavier, é importante no tratamento da hipertensão. “São fundamentais as medidas não medicamentosas, que seriam a redução da ingestão de sal na alimentação; retirada de temperos industrializados, porque eles têm uma grande concentração de sódio; a modificação de estilo de vida. Fazer exercício físico tem que estar presente em quase todos os pacientes, mesmo que tenham comorbidades”, enumera.
Ação preventiva
A Funasa Saúde realiza desta terça-feira, dia 22, até a sexta-feira, dia 25, ação de prevenção à hipertensão com aferição da pressão arterial, teste de glicemia e teste rápido de verificação da capacidade pulmonar. A iniciativa ocorre na sede da associação, no quarto andar do Edifício Concorde, na Torre. “Estaremos promovendo uma campanha educativa na Funasa Saúde. Não deixe de fazer esse rastreio do seu nível pressórico que será muito importante para a sua saúde”, completa a médica.
Sobre a Funasa Saúde
A Funasa Saúde é uma associação genuinamente paraibana, sem fins lucrativos e administrada pelos próprios associados, que opera planos de saúde. Todas as informações sobre o processo de adesão à Funasa Saúde estão disponíveis no perfil no Instagram da Funasa Saúde (@funasasaude) ou através do telefone 3244-4220.
Discussion about this post