No Dia Nacional do Livro Infantil, celebrado em 18 de abril, Simône Lira seleciona obras que abordam o luto de forma sensível e orienta como dialogar com as crianças sobre a morte
Falar sobre a morte com crianças pode ser um grande desafio para famílias e educadores, especialmente quando envolve perdas reais. Neste 18 de abril, quando se celebra o Dia Nacional do Livro Infantil, a psicóloga Simône Lira, especialista em luto na funerária e crematório Morada da Paz, indica livros que ajudam a introduzir o tema com afeto, sensibilidade e honestidade. A leitura pode ser uma ponte para a compreensão do assunto e para a construção de um espaço seguro de acolhimento e expressão.
Diferentemente dos adultos, as crianças estão em processo de construção de significados sobre a vida e a morte. Por isso, quando vivenciam perdas, muitas vezes sentem dificuldade em nomear suas emoções ou entender o que estão sentindo. Nessas horas, os livros infantis podem cumprir um papel essencial: o de traduzir sentimentos, promover empatia e abrir portas para o diálogo.
Simône Lira preparou uma curadoria com obras que podem ser utilizadas por pais, cuidadores e professores para abordar o tema da perda de forma respeitosa, sem recorrer a metáforas como “virou estrelinha” ou “foi viajar”. “As crianças merecem respostas verdadeiras, dadas com afeto. Os livros são ferramentas poderosas para ajudar os pequenos a entender que a morte faz parte da vida e que é possível falar sobre isso com naturalidade”, explica a psicóloga.
Confira as indicações da especialista:
– Cartilha – O Luto Infantil da Turma do Vilinha
Material lúdico e educativo produzido pelo Morada da Paz, traz conceitos importantes sobre o luto infantil e orientações para acolher com empatia e escuta ativa. O conteúdo está disponível gratuitamente em bit.ly/turmadovilinha.
– A arte de falar da morte para crianças – Ana Claudia Quintana Arantes
Voltado aos adultos, o livro oferece caminhos para conversar sobre a morte com crianças, respeitando seus tempos e compreensões.
– O dia em que o passarinho não cantou – Blandina Franco
Com metáforas visuais e texto delicado, o livro trata do impacto da ausência e do sentimento de perda.
“É uma obra sensível que representa o silêncio e o vazio deixado pela perda, sem pesar o conteúdo.”, comenta Simône.
– Vovô não vai voltar? – Kitty Crowther
Ao mostrar o luto de um neto após a morte do avô, o livro promove empatia e acolhimento.
“É uma leitura que convida os adultos a escutar com atenção e validar os sentimentos das crianças”, destaca a psicóloga.
– Pode chorar, mas fique inteiro – Eric Lindner
A obra aborda a importância de viver o luto com autenticidade, sem esconder as emoções. Um livro que ensina que sentir tristeza é natural e não precisa ser evitado.
– O pontinho da saudade – Mariela Sigal
Mostra de forma visual como a saudade mora em cada um e permanece como memória afetuosa. Uma metáfora suave e acessível, que ajuda a criança a compreender seus próprios sentimentos.
– O livro do adeus – Georgina Lázaro
Explora o processo da despedida e destaca que os laços emocionais continuam vivos.
Discussion about this post