As crianças da creche Maria de Fátima Amorim Navarro, no bairro José Américo, tiveram uma manhã de atividades nesta sexta-feira (8) voltada para uma alimentação saudável. A ação fez parte da ‘Jornada de Educação Alimentar e Nutricional’, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que trabalhou a temática ‘Comida de verdade na escola’.
Ao longo deste ano, serão trabalhados quatro temas. O trabalho na unidade de ensino teve início no mês de março e será trabalhado o ano inteiro durante o tema da jornada e todo o trabalho é acompanhado de perto pela equipe de nutricionistas da Secretária de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec-JP).
De uma forma lúdica, as crianças participaram de uma “feira livre” no pátio da escola onde compravam as frutas e verduras e, em seguida, foram para cozinha preparar uma salada de frutas para degustarem.
“Nós queremos tentar inserir no currículo escolar a temática da alimentação saudável. Almejamos crianças mais saudáveis, menos doentes e que valorizam mais a alimentação. Tínhamos crianças que nem conheciam algumas frutas e foi a partir de ações como esta que elas já degustam e incentivam as mães a comprarem”, disse a diretora da creche, Lucivânia Silva.
“O intuito é promover a alimentação saudável e colocar cada vez mais presente na vida das crianças. Com a conclusão dessa atividade é enviado para o FNDE, com fotos, um resumo de como foi toda ação. Posteriormente, a unidade fica no aguardo se foi aprovada para passar para o próximo tema. Quando aprovada recebe um selo. Se chegar ao final de todas as etapas terá os quatro selos e recebe um certificado”, explicou a nutricionista e responsável técnica pela alimentação escolar da Sedec, Ana Paula Leal.
Reconhecimento – Em 2017, além da creche Maria de Fátima, outras 19 unidades de ensino receberam um selo de reconhecimento de qualidade na alimentação na jornada do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e duas creches integram o livro do FNDE, a creche Delegada Maria Teresa, em Miramar; e a creche Júlia Ramos, na Torre.
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