A Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano, comemora o Dia Internacional do Asteroide, neste sábado (30), a partir das 15h, com palestras e observações astronômicas, numa parceria com a Associação Paraibana de Astronomia (APA). A entrada é gratuita para todas as idades.
A mobilização internacional terá fins educativos para comemorar o aniversário do maior impacto da Terra na história recente, o evento de Tunguska, em 1908, que devastou cerca de 2000 quilômetros quadrados de floresta, na Sibéria. O Asteroid Day foi criado em 2014, pelo cineasta Grig Richters, pela chefe de negócios do Vale do Silício, Danica Remy, pelo astronauta da Apollo 9 Rusty Schweickart e por Dr. Brian May, astrofísico e guitarrista da banda Queen.
O presidente da Associação Paraibana de Astronomia, Marcelo Zurita, coordena a realização de eventos do Asteroid Day, principalmente nas escolas, nos dias que antecedem 30 de junho. “Junto à Estação Cabo Branco, pretendemos realizar um evento que seja acessível à população de João Pessoa de todas as idades. Com palestras educativas, mostra de modelos de asteroides, mostra de fotomontagens e observação pública com telescópios”, comentou Marcelo Zurita.
Como será? – O evento tem início às 15h, com abertura das palestras, no auditório da Estação Cabo Branco. O primeiro palestrante é Marcelo Zurita que falará sobre “Apophis – O mais Perigoso dos Asteroides”. Em seguida, se apresenta o professor da UFPB, Renan Aversari. Logo após, haverá uma palestra sobre “Proteção Espacial – Como Proteger a Terra dos Asteorides”.
A partir das 17h, acontece a mostra de modelos de asteroides e fotomontagens e as observações públicas com telescópios dos planetas vênus, júpiter e vesta (o maior asteroide do sistema solar).
Discussion about this post