O Colegiado Institucional de Formação de Professores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) publicou editais para seleção de 49 supervisores e 280 estudantes ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid).
Das vagas oferecidas para estudantes, 239 são para bolsistas e 41 para voluntários. Para concorrer, é preciso ser aluno de um dos cursos da UFPB contemplados pelo Edital nº 7/2018 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). São eles, os cursos de licenciatura em Arte (Artes Visuais e Música), Biologia, Filosofia, Sociologia, Geografia, História, Informática, Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Língua Espanhola, Educação Física, Matemática, Pedagogia, Pedagogia do Campo e Química. O valor da bolsa remunerada é de R$ 400 mensais, concedida pelo período de 18 meses, a partir de agosto deste ano.
As inscrições deverão ser realizadas até 10 de julho, por meio de requerimento ao Colegiado Institucional de Formação de Professores da UFPB, entregue na coordenação do curso ao qual o(a) candidato(a) está matriculado(a), acompanhado dos documentos comprobatórios requisitados no Edital nº UFPB 16/2018. As inscrições deferidas serão divulgadas em 11 de julho, nos murais das coordenações dos cursos.
O processo seletivo será organizado pelos coordenadores dos cursos e núcleos de subprojetos do Pibid na UFPB, com previsão de aplicação de prova escrita nos dias 12 e 13 de julho, nas dependências da universidade. A nota obtida na prova servirá para a classificação dos candidatos, em lista a ser publicada no dia 16 de julho.
Seleção de supervisores
Já o Edital UFPB nº 18/2018 visa selecionar professores da rede pública estadual e municipal que acompanharão as atividades dos discentes (bolsistas e voluntários da UFPB) nas escolas públicas de educação básica habilitadas a participarem. A principal exigência para os professores supervisores é ter formação em uma das licenciaturas previstas também nos termos do Edital Capes nº 7/2018.
Os interessados devem efetuar inscrições até 6 de julho, por meio de requerimento enviado ao Colegiado Institucional de Formação de Professores da UFPB, através de e-mail, com os documentos requisitados.
Das 49 vagas ofertadas para professor supervisor, 28 são para bolsistas e 21 para voluntários. Os selecionados para bolsa receberão R$ 765 mensais, durante o período de 18 meses, a partir de agosto.
Em 11 de julho, o Colegiado da UFPB informará a relação das inscrições deferidas às secretarias de educação às quais as escolas dos candidatos pertencem, assim como o local, data e horário da avaliação escrita. Conduzida pela equipe de coordenadores dos cursos e núcleos de subprojetos do Pibid na UFPB, a prova ocorrerá no dia 12 de julho. O resultado será divulgado em 16 de julho, por meio de lista a ser enviada às secretarias de educação.
Pibid
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) tem a finalidade de contribuir para a formação dos discentes de cursos de licenciatura, por meio do desenvolvimento de projetos, na primeira metade do curso, que proporcionem uma aproximação prática dos futuros professores com o cotidiano das escolas públicas de educação básica e com o contexto em que elas estão inseridas.
Discussion about this post