Morreu na tarde desta quinta-feira, Nélio Naja, 65 anos, que foi o principal introdutor do muay thai no Brasil, estilo que consagrou nomes como Anderson Silva no MMA. Naja vivia isolado e esquecido na cidade de Almirante Tamandaré, na região metropolitana de Curitiba, em uma casa de escombros construída por ele mesmo.
Segundo informações do Corpo de Bombeiros, seu corpo foi encontrado em sua casa e a morte teria ocorrido por causas naturais.
Nascido no Rio de Janeiro, Nélio Borges de Souza, conheceu estilos de lutas durante o tempo em que foi paraquedista da Aeronáutica. Anos depois chegou a Curitiba, passou a ensinar o taekwondo e depois as técnicas do muay thai. Em entrevista para o Globo Esporte em 2016, ele contou que as técnicas foram aprendidas durante uma temporada de dois anos na Tailândia.
O estilo de luta trazido por Nélio Naja foi a base para os lutadores paranaenses e fortaleceu a imagem de Curitiba como um celeiro de lutadores importantes e academias de renome nacional. Anderson Silva aprendeu o muay thai e utilizou como seu principal estilo durante os anos que brilhou no UFC.
Na época da entrevista, ele demonstrou decepção por ter sido esquecido pelos lutadores mais jovens e que alcançaram a fama mundial.
– Foi uma decepção, porque em todas as portas que eu bati, bateram a porta mais alto. É como você dar um presente e ele ser jogado no chão. Foi como me senti. Não tenho mágoa e nem rancor, mas foi como me senti, contou ele.
Globoesporte
Discussion about this post