O livro ‘H&T – Turismo e Hotelaria no Contexto da Gestão’ organizado pelo Grupo de Cultura e Estudos em Turismo (GCET), ligado ao Departamento de Turismo e Hotelaria (DTH) do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) em parceria com a Faculdade de Ensino Superior do Nordeste (UNIFUTURO) aborda temas de relevância global dos setores hoteleiro e de viagens, que vão da gestão, desempenho organizacional, boas práticas, marketing interno à satisfação do cliente e acessibilidade e o impacto das tendências tecnológicas do século XXI, que colocaram o setor de hotelaria na vanguarda da indústria global do turismo.
Todo este avanço tecnológico suscita questionamentos, como se a IA irá substituir o tradicional atendimento ao cliente. A inteligência artificial é uma das megatendências do ano 2018, que está invadindo todas as áreas do ambiente humano, quebrando barreiras e tornando o mundo acessível para todos. Processos que até agora necessitavam da interação humana e de momentos de aprendizagem intensos, podem ser substituídos através de uma forma automatizada de inteligência.
Vanguarda da indústria global
“Não poderia, de forma alguma, deixar de integrar como humilde contributo à visão dos autores, o impacto das tendências tecnológicas do século XXI, que colocaram o setor de hotelaria na vanguarda da indústria global do turismo”, afirmou o Reitor da Faculdade de Ensino Superior do Nordeste (UNIFUTURO), Ricardo Monteiro, autor do prefácio da obra literária.
Ele lembrou que a “gestão de reputação online” realizada com excelência, trouxe um grande impacto positivo com o surgimento de novas e interessantes formas de gerenciar a reputação de um hotel online.
Arte do bem servir
Segundo Ricardo, os impulsos coletados na obra instigarão seus leitores a pensarem sobre o futuro da sociedade em que vivemos e a arte do bem servir: mais humana, mais ecológica, mais pet friendly, com uma boa governança e acessibilidade para todos.
“Quem sabe, o viajante chinês, alemão ou australiano um dia assista, lá no seu País, do outro lado do mundo, à Festa das Neves em RV e sinta uma “saudade futura danada” em visitar João Pessoa, sabendo, desde logo, que em todas as noites da Festa das Neves haverá quermesse?”, vaticinou.
Por fim, sensibilizado, ele agradeceu ao Professor Dr. Elídio Vanzella pelo convite para contribuir com algumas palavras para a obra oportuna e aos autores pelo contributo dado para a compreensão do turismo e da hotelaria no contexto da gestão.
Discussion about this post