Técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Seman) e representantes da CASACOR Paraíba e do Tambaú Hotel realizaram na manhã desse sábado (29) uma ação de plantio de árvores na área externa do Hotel, numa parceria firmada para trazer um benefício para a cidade, ao mesmo tempo que retoma o projeto de paisagismo original do local.
“Este trabalho respeita a modernidade desta edificação, um dos cartões postais da cidade de João Pessoa. Uma das características da CASACOR é deixar um legado para a comunidade. Esta é uma dessas ações e está alinhada com o tema da mostra deste ano, que é Casa Viva”, detalha Cesar Revorêdo, franqueado da CASACOR Paraíba.
O plantio foi coordenado pelo corpo técnico da Seman, com indicação de três árvores nativas da Mata Atlântica e que são símbolos da cidade de João Pessoa: ipês amarelo, rosa e branco. Neste sábado, foram plantadas as primeiras mudas de ipês amarelos, trazidos para o local depois de 18 meses, em média, de cuidados no viveiro da prefeitura.
“O que tínhamos aqui antes eram castanholas, introduzidas no local nos anos de 1970 e 1980, mas que são espécies exóticas a essa localidade e estavam comprometidas. Fizemos então um estudo para introduzir no local os ipês, que são nativos da região e um símbolo da cidade de João Pessoa”, explica Anderson Fontes, diretor de Controle Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente.
Para o gestor do Tambaú Hotel, Eduardo Pereira, a ação de replantio é uma compensação necessária após a retirada das árvores que estavam no local. “Laudos técnicos apontavam que algumas árvores já estavam condenadas e ofereciam riscos às pessoas. Fizemos um acordo com a Secretaria de Meio Ambiente para retirada dessas árvores e o replantio de outras espécies, de modo a resgatar o projeto original do Hotel com árvores adequadas, para entregar para a comunidade uma área arborizada”.
A parceria prevê ainda a introdução no local de ipês rosas e brancos completando o projeto paisagístico desenvolvido pela Seman. A expectativa é que num período de cinco a dez anos as novas árvores alcancem a maturidade.
Discussion about this post