Os candidatos Ibaneis (MDB) e Rodrigo Rollemberg (PSB) vão disputar o segundo turno para o governo do Distrito Federal nas eleições de 2018.
O resultado foi confirmado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) às 18h38– menos de 100 minutos após o fim da votação, às 17h. Foi o primeiro resultado confirmado em todo o país.
Até as 19h01, com 99,55% das urnas apuradas, Ibaneis tinha recebido 631.515 votos, o correspondente a 41,99% dos votos válidos. Já Rollemberg contabilizava 209.424 votos, ou 13,93% do total de válidos.
No início da campanha eleitoral, o nome de Ibaneis aparecia junto aos candidatos “nanicos”, com 2% das intenções de votos (veja no gráfico abaixo). Naquele momento, a primeira colocação nas pesquisas era de Eliana Pedrosa, com o governador Rodrigo Rollemberg (PSB) e os deputados federais Alberto Fraga (DEM) e Rogério Rosso (PSD) nas posições seguintes.
O candidato à reeleição, Rodrigo Rollemberg (PSB), nunca liderou os levantamentos de intenção de voto. Vários cenários chegaram a mostrar que ele não chegaria ao segundo turno. Na última semana de campanha, ele “encostou” nos candidatos do “segundo pelotão”, ficando tecnicamente empatado com Pedrosa, Fraga e Rosso.
Nas pesquisas da véspera, divulgadas neste sábado (6) pelo Ibope e pelo Datafolha, os institutos apontaram que “não era possível definir quem enfrentaria Ibaneis no segundo turno”.
Com G1
Discussion about this post