Nesta segunda-feira (15), data nacionalmente consagrada aos professores, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Município de João Pessoa (Sintem-JP), divulgou Nota em que destaca a importância da categoria para a sociedade, suscita reflexão sobre a iminente perda de direitos fundamentais ao exercício da profissão e alerta sobre a escolha no próximo dia 27, de um presidente diretamente comprometido com as causas desses trabalhadores.
Confira a Nota, na íntegra :
Companheiros e companheiras, nós professores (as) temos um papel fundamental na sociedade, pois somos os (as) responsáveis por criar as possibilidades de construção de conhecimentos contribuindo na formação de gerações de cidadãos, de profissionais. O contexto atual nos conduz a reflexão acerca da iminência de perdermos direitos indispensáveis para o exercício de nossa profissão, dentre eles, a liberdade de aprender e ensinar, liberdade do pluralismo de ideias e de autonomia didática do professor.
Neste dia do professor reafirmamos o compromisso defendido pelo Sintem-JP ao longo de sua existência. Direito a salário justo, direito a ambientes de trabalho condigno com nossa profissão, ao cumprimento em sua totalidade do Piso Salarial do Magistério, direito à preservação do nosso FUNDEB, direito à liberdade de cátedra, a melhores condições de trabalho.
Nós professores estamos sendo alvos de investidas dos governos federal, estaduais e municipais, ameaçando nossos direitos nacionalmente com a aprovação da reforma trabalhista, pelas mudanças na LDB, com a ameaça do fim do FUNDEB, a implantação da escola sem partido e a privatização da educação. Como se não bastassse, foram congelados os investimentos em educação por 20 anos e a tramitação das propostas de Emendas Constitucionais como é o caso da Reforma da Previdência que paira sobre nós.
Essas medidas impedem a consolidação de uma educação de qualidade que almejamos construída por professores, alunos e educadores, pois como prelecionou Paulo Freire: “Onde quer que haja mulheres e homens, há sempre o que fazer, há sempre o que ensinar, há sempre o que aprender”,
Neste dia em que estamos próximos de escolher o nosso governante maior é importante levarmos em consideração esses pré-requisitos para que possamos escolher o candidato que não represente o retrocesso e esteja diretamente comprometido com a pauta dos Trabalhadores em Educação, com uma escola democrática e com uma educação libertadora.
Um forte abraço a todos e todas. Feliz Dia dos Professores (as) com muita luta e resistência!
Daniel de Assis
Presidente do SINTEM
Assessoria
Discussion about this post