O deputado estadual Frei Anastácio, deputado federal eleito, apresentou voto de aplauso, hoje (17), na Assembleia Legislativa, à Arquidiocese da Paraíba e Comissão Pastoral da Terra (CPT) pelos 30 anos de realização da Romaria da Terra.
Este ano, a trigésima Romaria da Terra será realizada, sábado (20), com percurso do assentamento da Reforma Agrária Rainha dos Anjos, em Sapé, até o assentamento Dona Helena, em Cruz do Espírito Santo.
São trinta anos de Romaria na luta por terra, direitos e pão, com profecia e fidelidade aos povos deste chão. A programação começará com acolhida às comunidades às 19h30, no assentamento Rainha dos Anjos. Depois haverá show com o cantor e compositor Zé Vicente, às 20h. Em seguida, haverá celebração da missa com o Arcebispo da Paraíba, Dom Delson, às 22h.
Durante o percurso da Romaria, serão realizadas várias paradas, como acontece nas três décadas, com reflexões sobre a luta pela terra, na terra e sobre o atual momento em vivemos no nosso Brasil. Será um momento também para agradecer pelas conquistas dos trabalhadores e trabalhadoras em nosso estado.
A Romaria tem a participação de religiosos, estudantes, fiéis da igreja, professores e trabalhadores rurais. É um momento muito esperado pelos trabalhadores e trabalhadoras, todos os anos.
Segundo Frei Anastácio, as romarias têm um sentido simbólico, acham sua fonte na própria marcha da humanidade. Sempre houve lugares que despertaram fascínio sobre as pessoas e para os quais as pessoas foram e vão à busca de algo para suas vidas.
O deputado destaca que as Romarias da Terra aconteceram na esteira do Concílio Vaticano II, que acabou com a ruptura entre povo, palavra e altar. As Romarias tradicionais essencialmente buscam o altar e o Santo, as Romarias da Terra introduziram a “Palavra”, a reflexão. As Romarias da Terra têm um caráter ecumênico e ainda mais macro-ecumênico, incorporando ritos e símbolos de outras religiões ao universo católico. “As Romarias da Terra valorizam o religioso, e não falham na sua contribuição profética. Nelas se busca mais que confortar o coração, se busca a transformação da sociedade, a construção do Reino de Deus”, concluiu o deputado.
Assessoria
Discussion about this post