Curso de Inglês ou Escola Bilíngue?
Qual a melhor opção para garantir um excelente aprendizado às crianças?
Aprender um novo idioma requer tempo e dedicação, além de uma escola que disponha de suportes necessários para despertar as potencialidades de cada aluno. A imersão em uma segunda língua proporciona uma atitude positiva de autoconfiança, estimula a consciência cultural, bem como torna o indivíduo mais apto a transformações e novas perspectivas, seja na vida pessoal como profissional, pois pessoas bilíngues encontram melhores oportunidades no mercado de trabalho e têm mais chances de construir uma carreira profissional em outros países.
Vislumbrar todas essas oportunidades devem estar no horizonte dos pais ao escolherem a melhor escola para seus filhos. Afinal, toda criança já nasce com a habilidade de aprender línguas e, por isso, desenvolve com muita facilidade e sem interferências. O que aprendemos na infância, levamos para o resto da vida. Mas, dentre tantas opções de ensino, qual é a melhor para garantir que os pequenos aprendam um dos idiomas mais falados do mundo: curso de Inglês ou escola bilíngue?
CURSO DE INGLÊS E ESCOLA BILÍNGUE
Uma escola bilíngue tem como objetivo, dentre vários, educar crianças no segundo idioma e não apenas ensinar uma nova língua. Além da aprendizagem da língua inglesa, os estudantes de uma escola bilíngue se beneficiam da ampliação dos conhecimentos de diversas áreas de estudo, como História, Geografia, Ciências, Literatura, Artes e Matemática. Dessa forma, aprendem, na língua materna, o currículo de uma escola regular e o aprofundam no segundo idioma.
Já no curso de inglês aprende-se a língua com todas as suas estruturas, tais como gramática, vocabulário, pronúncia, etc. A criança que frequenta uma escola regular e vai para o curso de inglês tem como foco principal o aprendizado da língua estrangeira, ou seja, o aluno vai aprender um idioma diferente do português. O tempo que o aluno está exposto à língua varia de uma a quatro horas semanais.
Mas como é desenvolvido o processo de aprendizagem nas escolas bilíngues e nos cursos de idiomas? Segundo Naiara Fracaro, coordenadora pedagógica do Red Balloon, cada modelo atende a uma necessidade específica, e cada família é soberana para decidir sobre o melhor para seus filhos.“No entanto, a vantagem de um curso de idiomas é que as turmas têm um número reduzido de alunos, oferecendo um atendimento mais exclusivo e personalizado, e um tempo maior de exposição à língua. Quanto menos alunos mais fácil e rápido será o desenvolvimento da criança”, explica.
Para Daniela Arnaud, diretora pedagógica do Red Balloon, com um ambiente de imersão total e carga horária ampliada, a língua inglesa, quando aplicada no cotidiano da criança, com atividades lúdicas, como cantar, brincar e desenhar, dá resultados mais positivos. “A melhor forma de uma criança aprender um idioma é como se estivesse brincando, sem cobranças ou pressão, e isso pode ser visto nas escolas de inglês. Já nos programas de ensino bilíngue, a quantidade de alunos por turma e o desnível dos alunos dificultam o aprendizado”, frisa ela.
METODOLOGIA VOLTADA PARA A CRIANÇA
Atentos a essa perspectiva, a Red Balloon dispõe de metodologias que despertam a aptidão do aluno diante dessa nova realidade. Segundo Daniela, o método de ensino é primordial nesse primeiro contato, pois além de despertar o interesse irá estimular a interação do novo idioma na vivência da criança.“Não ensinamos apenas um novo idioma. Na Red Balloon, as crianças praticam regras de convivência e são encorajados a desenvolver a autonomia e autoconfiança. O inglês termina sendo uma ferramenta para promover essas habilidades. Temos culinária, artes, experimentos científicos, músicas, vídeo, entre outras atividades que ajudam as crianças a desenvolver a língua”, destaca a diretora.
MATERIAL DIGITAL E ESCOLAS REGULARES
A Red Balloon ainda disponibiliza aos alunos o acesso à plataforma digital, com atividades de vídeo, listening, jogos interativos, leitura de paradidáticos. Além da carga horária de quatro horas semanais, existem outros cursos complementares que chamamos de mais horas, que é uma imersão extracurricular em inglês e, aos 16 anos, o aluno conclui o curso com o Cambridge English: Advanced (CAE) mostrando que o discente tem um alto desempenho no Inglês.
A Red Ballon também firma parcerias com escolas regulares de ensino com a modalidade in school. Vale salientar que essas aulas de inglês são opcionais e não substituem a disciplina de idiomas estrangeiros que permanece na grade. Funciona como uma unidade normal da Red Balloon, com a vantagem de ser dentro da própria escola e de oferecer uma troca de informações entre as coordenações pedagógicas das duas instituições.
Discussion about this post