Anunciado Ministro da Educação pelo presidente eleito, Jair Bolsonaro, Ricardo Velez Rodriguez é colombiano, defensor da escola sem doutrinação ideológica e de Universidade voltada à pesquisa e distante da política.
Filósofo, autor de mais de 30 obras e atualmente é professor emérito da Escola de Comando do Estado Maior do Exército. Também é coordenador do Centro de Pesquisas Estratégicas da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
Coordenou o Núcleo de Estudos Ibéricos e Ibero-Americanos, o Núcleo Tocqueville-Aron de Estudos sobre as Democracias Contemporâneas e o Núcleo de Cosmologia e Filosofia da Ciência.
É professor associado aposentado da UFRJ e professor emérito da Escola de Comando e Estado Maior do Exército (ECEME). Já trabalhou na Universidade Estadual de Londrina (UEL) e na Universidad Pontificia Bolivariana, na Colômbia.
É membro do conselho consultivo da Universidade Católica Portuguesa (Lisboa), do Instituto de Geografia e História Militar, Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e da Academia Brasileira de Filosofia. Autor de “Da Guerra à Pacificação”, “O Patrimonialismo Brasileiro em Foco” e “A Grande Mentira – Lula e o Patrimonialismo Petista”. Ricardo também é mestre e doutor em Filosofia. Na área, atua em temas como filosofia brasileira, pensamento brasileiro e moral social.
Discussion about this post