Advogadas e advogados paraibanos promoveram nesta quinta-feira (22), na Orla Marítima de João Pessoa, o encontro da “Mulher Advogada”. Quase 300 advogadas participaram do ato a favor da candidatura da Chapa 5 à Presidência da Ordem dos Advogados do Brasil (seccional Paraíba), que tem como diferencial a participação de 52% de advogadas – incluindo a candidata à vice, Rebeca Delfino.
O encontro reforçou a necessidade das mulheres assumirem uma posição de protagonismo na advocacia paraibana. Se a partir de 2021, o Conselho Federal da OAB fixou a obrigatoriedade dos registros de chapas da Ordem constar a participação mínima de 50% das mulheres, o candidato a presidente Carlos Fábio decidiu antecipar aquilo que ele classifica de “dívida histórica”.
“A diferença da nossa chapa para as demais chapas é conceitual. Tenham certeza que a mulher terá uma participação efetiva na nova Ordem. Mas sem dividir uma questão entre homem x mulher. Somos todos iguais em todos os sentidos. Tenho certeza que faremos uma gestão maravilhosa”, discursou Fábio.
Algumas das principais propostas da Chapa 5 para nova OAB-PB é a implantação do “Plano Nacional de Valorização da Mulher Advogada”, o “Plano de Valorização da Advogada Mãe”, que estimula escritórios a oferecer, as advogadas, o desempenho de trabalho em home-office. A criação da Comissão Estadual de Combate ao Assédio Moral e Sexual também faz parte da pauta.
Discussion about this post