O governador Ricardo Coutinho (PSB), que deu uma pausa na agenda para uma viagem pessoal, deve desengavetar a proposta de uma guarda para ex-governadores. Segundo apurou o Tá na Área, a ideia é dar uma nova ‘roupagem’ ao projeto, originariamente apresentado em março para abril através da lei 11.097. Ao todo, três cargos seriam criados, todos ocupados por policiais militares, que serão escolhidos pelo ex-governador e que ficarão a sua disposição por quatro anos.
A articulação prevê que a (re)apresentação do projeto ficará a cargo de um deputado governista, que fará uma espécie de ‘honras da casa’ na tramitação da iniciativa. Nos bastidores, a articulação é no sentido de colocar em pauta nos próximos dias, preferencialmente no silêncio e de forma sorrateira.
Depois disso, o projeto seria sancionado pelo governador Ricardo Coutinho, também nos dias derradeiros de sua estada na Granja Santana.
Pela proposta, que deve voltar a tona em breves dias, seriam criados um cargo de Assessor Temporário de Segurança e Apoio de ex-Governador, símbolo CDS-3, a ser ocupado por oficial de Polícia Militar, e dois cargos de Assistente Temporário de Segurança e Apoio de ex-Governador, símbolo CAD-3, a ser ocupado por praças da Polícia Militar, para fazer a segurança do ex-Governador, a partir do primeiro dia seguinte à conclusão ou interrupção do mandato, por tempo correspondente ao mesmo período de efetivo exercício, limitado à 4 anos.
Os cargos criados serão providos por indicação do ex-governador e terão vinculação direta ao Secretário Executivo Chefe da Casa Militar do Governador, podendo ser ocupados por policiais da ativa ou reserva remunerada. Perderá o direito ao benefício, conforme a lei, o ex-gestor que fixar residência fora do Estado da Paraíba. Já as despesas serão das dotações orçamentárias da Casa Militar do Governador.
A lei ainda cria cargos de coordenador do acervo do governador dentro da Fundação Casa de José Américo, que será indicado pela família do ex-gestor e terá a remuneração de R$ 2 mil.
Discussion about this post