O plano A do Santos para substituir Cuca em 2019 tem nome e sobrenome: Abel Braga. O técnico, livre no mercado desde junho, quando pediu demissão do Fluminense, é o preferido da diretoria santista para assumir o Peixe a partir da próxima temporada.
O Santos tem pressa para fechar com um novo treinador para acelerar o planejamento do ano que vem. Inclusive, os contatos por Abel Braga já foram iniciados, e a expectativa do Peixe é de que o comandante dê uma resposta ao presidente José Carlos Peres ainda nesta semana.
Abaixo, o GloboEsporte.com lista os principais motivos que fazem de Abel Braga o favorito a assumir o Santos na próxima temporada.
Experiência
A diretoria santista entende que o momento não é de apostas e não quer cometer o mesmo erro desta temporada, quando resolveu dar a chance para Jair Ventura, técnico que havia trabalhado em apenas um clube, o Botafogo, antes de assumir o Peixe, e o resultado foi péssimo. A ideia do Peixe é iniciar o ano com um técnico rodado, o famoso medalhão.
Abel Braga se encaixa perfeitamente nessa característica, já que comandou grandes do futebol brasileiro, como Internacional, Fluminense, Flamengo, Vasco, além de ter experiência internacional – passou por Rio Ave e Belenenses, de Portugal, Olimpique de Marselha, da França, e Al Jazira, dos Emirados Árabes Unidos.
Carreira vitoriosa
Abel Braga ganhou títulos na maioria dos clubes pelos quais passou durante a carreira. Os mais expressivos foram o Mundial de Clubes e a Libertadores à frente do Internacional, em 2005 e 2006, respectivamente, além da conquista do Brasileirão de 2012 com o Fluminense.
Boa relação e moral com Peres
O treinador sempre esteve na lista de pretendidos do presidente santista. Antes de Jair Ventura e Cuca serem contratados, em janeiro e no fim de julho, respectivamente, o nome de Abel Braga foi bastante citado e esteve em pauta pela cúpula santista. No primeiro momento, o técnico não quis deixar o Fluminense. Noutro, alegou que não assume clubes em meio de temporada.
Preferido da torcida
Abel Braga lidera com folga a enquete do GloboEsporte.com sobre quem deve ser o próximo treinador do Santos. O técnico tem quase o dobro de votos do segundo colocado, Vanderlei Luxemburgo.
Estreia em um grande de São Paulo
A Ponte Preta foi o único clube de São Paulo que Abel Braga treinou em sua carreira de técnico, em 2003. Caso aceite ser o substituto de Cuca e assuma o Santos na próxima temporada, será a primeira vez que o comandante estará à frente de um grande paulista.
Os problemas…
Concorrência
Muito provavelmente o Santos terá de desbancar outros candidatos para conseguir fechar com Abel Braga. O Flamengo, que não deve manter Dorival Júnior em 2019, demonstra interesse no treinador e também em Renato Gaúcho, do Grêmio.
Alto salário
Para contratar um medalhão, o Santos está disposto a abrir o cofre e pagar um valor semelhante ou um pouco maior ao que paga a Cuca. O empecilho é se o Flamengo, que tem condições financeiras muito superiores às do Peixe, entrar na jogada e oferecer mais ao treinador.
Possível desmanche no elenco
Neste fim de ano, o Santos perderá Gabigol, que está emprestado pela Inter de Milão até o fim da temporada e não terá contrato renovado. Além disso, Cuca revelou propostas por alguns titulares do time e indicou um possível desmanche no elenco para a temporada que vem.
Como não se classificou para a Libertadores e tem condições financeiras delicadas (apesar da venda milionária de Rodrygo), o Santos pode investir menos em reforços para 2019. Um lateral-esquerdo, um zagueiro, um volante, um meia e um centroavante estão no planejamento da diretoria.
Fonte: Globo Esporte
Discussion about this post