Primeiro corredor interligará o bairro de Mangabeira ao Centro (Foto: Reprodução/Youtube Secom-JP)
A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) aprovou, durante votação na manhã desta quarta-feira (12), autorização ao Executivo Municipal a contrair empréstimo no valor aproximado de R$ 52 milhões para a construção de uma Linha Troncal de Transporte Coletivo de Massa, na avenida Dom Pedro II, conforme anúncio recente do prefeito Luciano Cartaxo. O empréstimo será feito à Caixa Econômica Federal.
O gestor da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob), Adalberto Alves, esteve na CMJP em visita e audiência pública explicando que o corredor interligará o bairro de Mangabeira ao Centro, linha na qual passarão coletivos, veículos inteligentes e de transporte rápido.
Segundo o superintendente, o projeto não será apenas para ônibus, envolverá as calçadas, as vias de passagem, passeio público, assim como terminais, a exemplo, o de Mangabeira, que haverá bicicletário e vestiários.
O projeto
O projeto de Bus Rapid Transit (BRT) de João Pessoa, ônibus rápido na sigla em inglês, mudou de nome e agora será ‘Linha Troncal de Transporte Coletivo de Massa’.
A ideia deverá começar pela Avenida Dom Pedro II, atendendo inicialmente cerca de 25% da população de João Pessoa. O corredor é um dos principais da Capital e liga o Centro à Zona Sul e à BR-230.
O superintendente da Semob explicou que o projeto é o mesmo apresentado para o BRT, agora renomeado porque poderá, inicialmente, funcionar com os dois tipos de veículos, que são os ônibus regulares que já circulam na cidade e os chamados ‘veículos inteligentes’, com alta capacidade, informações em tempo real, piso elevado e ar-condicionado.
Com Portal Correio
Discussion about this post