Um dos maiores desafios a serem enfrentados pela equipe do novo presidente da República, Jair Bolsonaro, é a Reforma da Previdência. A opinião é do presidente do Conselho Regional de Economia da Paraíba (Corecon-PB), Celso Pinto Mangueira. De acordo com ele, é preciso resolver a questão do déficit previdenciário, para efetivamente sobrar recursos e sanear as finanças dos Estados e do País.
Celso Mangueira avalia que o empresariado está confiante com as promessas para o próximo ano. “Há uma expectativa e isso é normal em início de governo, há confiança principalmente do empresariado. E é esse setor que faz uma economia avançar. Sempre que há essa expectativa positiva, investimentos são realizados”, afirmou.
Dificuldade fiscal
Segundo ele, o Brasil e os estados enfrentam uma dificuldade fiscal muito grande, porém a economia já tem apresentado sinais de recuperação. “A economia está crescendo em níveis ainda insatisfatórios, mas vem apresentando resultados”, avaliou. Segundo ele, o Brasil possui uma grande ociosidade nas indústrias, mas bastam pequenos investimentos para ocupar essa capacidade e gerar empregos.
E boas notícias foram anunciadas recentemente, acrescenta Celso Mangueira. “O BNDES teve um lucro de R$ 6 bilhões e a Caixa Econômica de R$ 4 bilhões. É um resultado que significa maior oferta de crédito ao mercado no próximo ano. Já é um sinal extremamente positivo, porque a economia é liquidez e liquidez representa circulação da moeda para que haja efetivamente investimentos não só em infraestrutura, mas também na produção”, concluiu.
Desafios ao desenvolvimento
No último dia 25 de outubro, o Corecon-PB lançou um estudo intitulado “Paraíba: Desafios ao desenvolvimento”, que consiste num um amplo trabalho de identificação dos problemas socioeconômicos do Estado e apresentação de soluções que estimulem o seu desenvolvimento.
Discussion about this post