O vereador Lucas de Brito (PV) avaliou o ano de 2018 como de importantes conquistas para a população pessoense a partir das ações da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) e acredita que não será diferente no próximo ano. Encerrando suas atividades na Mesa Diretora (biênio 2017-2018), Lucas destacou pontos que considera avanços no legislativo e na própria atuação parlamentar.
“Acho que a Câmara Municipal conseguiu imprimir uma nova dinâmica, nestes dois anos, em termo de apreciação das matérias da Casa. Com votações acontecendo rigorosamente às quartas-feiras, pudemos discutir com qualidade os projetos, elevando a qualidade da produção legislativa”, disse. Ele também lembrou que a Câmara esteve aberta às diferentes discussões político-partidárias, recebendo presidenciáveis: “Demos aos pessoenses a possibilidade de conhecer mais de perto alguns dos candidatos que disputaram as Eleições de 2018”.
Lucas ainda destacou ações como o ‘Aprendiz de Vereador’, que foi iniciado em 2015 no Gabinete do parlamentar e se tornou institucional. “Dado o êxito do programa, quando tive a oportunidade de me tornar primeiro vice-presidente da Casa, lancei a ideia de institucionalizá-lo. Hoje, vários gabinetes aderiram e abrem as portas para que estudantes possam participar do estágio-visita de três semanas”.
Do mesmo modo, o vereador salientou a participação na fundação da Rede Intelicidades, criada para aproximar a universidade, a iniciativa privada e o parlamento no sentido de influenciar a gestão municipal para tornar João Pessoa uma cidade mais inteligente. “Estamos esperançosos que, com os recursos do BID, a Capital paraibana dê passos largos neste sentido. A Rede vem realizando ciclos de debates voltados para mobilidade urbana e outras pautas. Estamos engajados nisso”, frisou.
O modelo das emendas impositivas também foi bem explorado pelo parlamentar, que distribuiu recursos para serviços de saúde, projetos ambientais, atendimentos jurídicos gratuitos e projetos para melhorar o atendimento às pessoas com deficiência, apenas para citar alguns. “As emendas impositivas constituem uma novidade por parte do parlamento e estamos aprendendo a manusear esse novo instrumento. Tenho a certeza que em 2019 teremos a grata surpresa de ver emendas do exercício de 2018 executadas”.
Com as novas atribuições na Mesa Diretora, Lucas acabou assumindo ainda um papel conciliatório entre o poder público municipal e diversas categorias. Foi assim com os concursados da UPA de Cruz das Armas, agentes de saúde de João Pessoa e familiares de crianças especiais. “Faço uma avaliação positiva deste ano, especialmente, porque enxergo a política não como uma profissão, mas como uma contribuição que podemos dar à coletividade”, finalizou.
Discussion about this post