A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) realizou, na manhã desta terça-feira (1º), a solenidade de posse da nova Mesa Diretora para o biênio 2019/2020. A posse foi conduzida pelo presidente Marcos Vinícius (PSDB) que, cumprindo os ritos legais, como prevê o Regimento Interno (RI) e a Lei Orgânica do Município (LOM), convocou os membros a ocuparem seus devidos lugares na mesa. Em seguida, todos os membros assinaram os respectivos termos de posse.
As galerias da CMJP estiveram lotadas com todos os vereadores da Casa, além do prefeito e vice da Capital, Luciano Cartaxo (PV) e Manoel Júnior (PSC), respectivamente, diversos secretários municipais, políticos e personalidades da sociedade pessoense.
A composição da 51ª Mesa Diretora da CMJP é a seguinte: Presidência, João Corujinha (DC); 1ª Vice-Presidência, Leo Bezerra (PSB); 2ª Vice-Presidência, Fernando Milanez Neto (PTB); 1ª Secretaria, Eliza Virgínia (PP); 2ª Secretaria, Humberto Pontes (Avante); 3ª Secretaria, Chico do Sindicato (Avante).
Em seu discurso de posse, João Corujinha afirmou que fará uma gestão “onde a coletividade será primordial” e reforçou que assume a presidência com disposição de trabalhar pela cidade de João Pessoa. Lembrou da juventude, quando era vendedor de livros “com muitos sonhos e com muita coragem para enfrentar todas as adversidades”. “O que me lembro daquele jovem é que ele tinha muita vontade de trabalhar. E, eu posso afirmar pra vocês, essa vontade segue comigo até hoje, todos os dias, e estará presente nessa nova etapa da minha vida”.
O novo presidente da CMJP afirmou que, ao lado dos novos integrantes da Mesa Diretora, vai procurar, de forma democrática, implementar novas ações e melhorar o desempenho do Poder Legislativo. “Ouvindo opiniões, dialogando, buscando através de uma convivência harmoniosa, os melhores caminhos para que a Casa de Napoleão Laureano siga na direção certa, sempre em busca de novas conquistas para a população de João Pessoa”, acrescentou.
Corujinha reconheceu o trabalho realizado pela Mesa Diretora anterior, destacando que a Casa Napoleão Laureano está muito mais perto da população. “Isso é fruto de medidas, como o Projeto ‘Câmara no seu Bairro’, o bom aproveitamento da TV e da Rádio Câmara, a Escola Legislativa, os Seminários para capacitação do servidor público, entre tantos outros projetos, que estamos nos comprometendo a dar continuidade”.
Ele também registrou o pioneirismo da Câmara de João Pessoa em implementar as Emendas Impositivas. “E também não podemos esquecer a tão sonhada nova sede da Câmara Municipal, que será entregue a população durante o nosso mandato, um sonho que foi idealizado pelos 27 Vereadores desta Casa”, acrescentou.
Dirigindo-se ao prefeito Luciano Cartaxo, reafirmou a disposição da CMJP para colaborar com a Capital, “respeitando a independência e valorizando a harmonia dos poderes Legislativo e Executivo, que são pilares para que a governabilidade seja assegurada”.
Por fim, ressaltou que irá se empenhar para que a Câmara de João pessoa continue um Poder Legislativo forte e atuante nas causas sociais, que defenda cada vez mais os direitos da população, sem distinção de qualquer natureza.
Clique aqui e baixe o discurso de posse na íntegra.
Saudações
Em nome da bancada de situação, o vereador Luís Flávio (PSDB) foi à tribuna do Plenário Senador Humberto Lucena para saudar a nova Mesa Diretora: “Tenho certeza que essa nova gestão da Mesa Diretora da nossa Casa vai consolidar as nossas novas conquistas. Abraço e um grande 2019 a todos”, ensejou.
Já o vereador Bruno Farias (PPS), representando a bancada de oposição, destacou que o caráter reto conduziu o novo presidente à Mesa Diretora da Casa para o segundo biênio da atual Legislatura da CMJP. “Com seu coleguismo e integridade tenho certeza que você terá pleno êxito na condução dos trabalhos desta Casa. Sempre atentos e vigilantes pelo povo de João Pessoa”, discursou.
Na ocasião, foi realizado um culto ecumênico com representantes das religiões católica, evangélica e de matrizes africanas. Ainda foi apresentado um vídeo sobre a trajetória de vida do novo presidente da Casa. O Coral Antônio Leite Figueiredo da CMJP, sob a regência das maestrina Socorro Estrela e do preparador vocal Paulo Brasil, cantou o Hino Nacional e a canção ‘Paraíba Joia Rara’. A violinista Ana Laura tocou a canção ‘Meu Sublime Torrão’.
Repercussão
A vereadora Eliza Virgínia (PSDB) recebeu a primeira secretaria da vereadora Raíssa Lacerda (SD) e representa a segunda mulher no cargo em 70 anos. Eliza destacou a importância da conquista do espaço da mulher na política: “A gente espera que esta Casa sempre reserve lugar para as mulheres. Somos apenas 20% da Câmara, mas a gente precisa ocupar cada vez mais esse espaço, porque a mulher tem um olhar diferenciado. Como na política e na Câmara não pode faltar mulher, na Mesa também não pode”, concluiu.
A expectativa dos vereadores da Casa é que seja dado continuidade ao trabalho começado no primeiro biênio e que a gestão avance, principalmente, nas áreas de transparência e participação popular. “É uma Mesa que tem que tem o desafio de trazer mais transparência para Casa, mais participação do cidadão aqui dentro e elevar cada vez mais a democracia. É uma continuidade, porém com grandes desafios, porque a gente tem sempre que melhorar”, declarou Thiago Lucena.
“Já conseguimos dar um salto de qualidade em relação à imagem da Câmara junto à população e espero que esse trabalho seja intensificado pela nova Mesa Diretora com mais encontros entre a Câmara e a população, não só aqui na nossa sede, mas nos bairros da cidade com mais temas importantes sendo discutidos e com projetos relevantes que beneficiem a população de João Pessoa”, destacou Tibério Limeira.
Os vereadores destacaram ainda a capacidade de gestão do presidente João Corujinha. “João Corujinha é uma pessoa que já tem bastante experiência, é um empresário bem-sucedido, está no seu terceiro mandato. Quem chega quer mostrar sua cara, acredito muito nessa gestão e tenho certeza que fará um excelente trabalho”, afirmou Damásio Franca.
Assessoria
Discussion about this post