O secretário do Procon-JP, Helton Renê, falou sobre o aumento das reclamações no órgão em relação ao mesmo período do ano passado. De acordo com ele nos primeiros quinze dias do ano mais de mil atendimentos já foram realizados, número muito maior se considerado o mesmo período no ano passado.
Helton revela que entre os campeões de queixa estão as operadoras de telefonia e serviços de internet, serviços essenciais como água e energia e instituições financeiras.
“Essas empresas investem muito na publicidade e esquecem muitas vezes de investir na estrutura que possa garantir ao consumidor a qualidade necessária, mas tudo se resume na diminuição no mínimo, na qualidade dos serviços ofertados, uma triste realidade, não deveria ser assim” destacou.
Helton ainda esclareceu os procedimentos realizados pelo órgão para tentar agilizar as resolução dos problemas.
“Nós temos canais diretos com esses fornecedores e tentamos no máximo em três dias obter as respostas necessárias para cada caso, caso não consigamos aí sim abrimos um procedimento administrativo, mas é importante que o consumidor sempre solicite o protocolo de atendimento e não deixe de procurar os seus direitos” pontuou.
O secretário ainda detalhou que a função do órgão não é a de prejudicar empresas, mas sim favorecer o consumidor que é a parte mais frágil.
“As empresas são penalizadas, mas existe todo um procedimento em relação a essas penalidades, pois elas também recorrem na Justiça, então é uma Guerra de Titãs” resumiu.
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