Com o lema “Mudando nossas comunidades e o mundo para melhor”, o Rotary Club Internacional completa no próximo sábado (23), 114 anos de serviços prestados à sociedade em 217 países. Para comemorar os 114 anos, o Rotary Club de João Pessoa promove, nesta quinta-feira (21), a entrega da Medalha Padre Zé a nove personalidades paraibanas e faz a outorga do Troféu Profissional do Ano. O evento está previsto para começar às 20h, no restaurante do Clube Cabo Branco, segundo o diretor de Imagem pública da instituição, o economista Celso Mangueira.
“Na Paraíba, somos 498 associados que se reúnem semanalmente para inspirar ações nas 24 unidades do Rotary, 13 do Rotaract e 7 do Interact. Estes três elementos conseguem fazer a diferença nas comunidades, desenvolvendo numerosos empreendimentos em favor de crianças e idosos, além de projetos diversos na resolução ou minimizações de problemas de saúde, educação e outros, proporcionando mudanças positivas na parcela mais carente da sociedade, desde 1933”, comentou Celso Mangueira.
No Brasil, o Rotary está presente desde o dia 15 de dezembro de 1922, no Rio de Janeiro, quando foi criado pela vontade de 16 cidadãos incentivados pelo inglês Herbert Coats, um dos fundadores e então secretário do Rotary Club de Montevidéu, o primeiro da América da Sul.
Nos anos que se seguiram à criação do Rotary do Rio de Janeiro, o clube de serviços começou a se espalhar pelo Brasil. Foi então que surgiram as unidades de São Paulo (1924), Santos e Belo Horizonte (1927), Juiz de Fora e Niteroi (1928). Na Paraíba, o Rotary existe desde 1933. Hoje, o Estado concentra quase 500 associados, que, semanalmente, se reúnem para inspirar ações nas 24 unidades do Rotary.
Hoje, o Brasil tem 38 distritos com 2,3 mil clubes e mais de 53 mil participantes. O País ocupa o terceiro lugar em número de clubes e o quinto em sócios no mundo.
O Rotary Clube Internacional foi criado no dia 23 de fevereiro de 1905, pelo advogado Paul Harris.
Se vivo fosse, o idealizador do primeiro Rotary Club estaria radiante ao acompanhar o êxito de sua iniciativa ao redor do mundo, compartilhada por mais de um 1,2 milhão de associados de diferentes setores profissionais que se reúnem em mais de 35 mil clubes.
A vertiginosa expansão da filosofia rotária em 114 anos, compartilhada por uma imensa legião de voluntários pelo mundo, que se irmanam todos no ideal de servir, imaginaria ele, fortalece vínculos de amizade e ajuda a múltiplas comunidades; estabelece a paz e faz da associação internacional talvez a mais importante organização não governamental operando no planeta Terra.
Personalidades que sessão homenageadas com a Medalha Padre Zé:
Francisco Orniudo Fernandes (Rotary Club João Pessoa);
Maisa Freire Cartaxo Pires de Sá (Rotary Club João Pessoa Norte);
Izomil de Lima Correia (Rotary Club João Pessoa Sul);
Antonio do Vale de Melo Filho (Rotary Club João Pessoa Tambaú);
Elizabeth Marinho (Rotary Club João Pessoa Manaíra);
Geraldo Amorim (Rotary Club João Pessoa Bancários);
Missão Braços Abertos, coordenada por Wilson Fidélis de Meireles Júnior (Rotary Club João Pessoa Porta do Sol);
Nadja Karla Araújo dos Reis Lira (Rotary Club Guarabira);
Nestor Alves dos Santos (Rotary Club Mamanguape).
Assessoria
Discussion about this post