A belo-horizontina Samba Tech, que nasceu em 2004 ao criar e distribuir jogos para celular, é hoje uma das líderes em distribuição de vídeos on-line na América Latina – registra mensalmente, por meio da tecnologia que oferece, mais de 300 milhões de estudantes, 100 mil funcionários treinados e 5 bilhões de requisições em quase 30 países. Um foco em 2019, segundo o diretor de marketing Pedro Filizzola, é a solução Samba Play – plataforma em que qualquer produtor de conteúdo, sejam pessoas, sejam empresas que queiram ganhar dinheiro vendendo os seus vídeos na internet, no modelo de assinatura ou venda pontual, pode ter o seu próprio canal.
Esse mercado tem nome: OTT. É a sigla para Over the Top, que nada mais é do que entrega de conteúdo audiovisual pela internet. A TV a cabo fica fora deste mercado; entram, por exemplo, Netflix e outras plataformas digitais. Antigamente (não tão assim), pessoas e empresas que desejavam investir em vídeo na internet tinham o Youtube como principal canal de distribuição. Por meio do OTT, as opções de monetização aumentam e o produtor tem mais domínio sobre o conteúdo. Do outro lado está o telespectador, que hoje quer assistir somente ao que deseja, em qualquer hora e lugar, em múltiplas telas e pagando cada vez menos. O Brasil, hoje, é considerado o 8º maior mercado de OTT do mundo.
Informa somente que, em duas rodadas de investimentos, recebeu aportes de R$ 3 milhões da FIR Capital, em 2009, e de R$ 10 milhões do Grupo Familiar José Augusto Schincariol, em 2016. A empresa conta com cerca de 100 funcionários em Belo Horizonte e São Paulo. Já foi eleita, pela plataforma FastCompany, uma das empresas latinas mais inovadoras. O presidente da startup, Gustavo Caetano, foi eleito em 2016, pelo site Business Insider, o “Mark Zuckerberg brasileiro” devido à sua trajetória inovadora e empreendedora.
Pais e escolas conectados
A Escola em Movimento – startup que desenvolve aplicativos de comunicação para instituições de ensino – mais que dobrou o número de escolas alcançadas em relação ao ano anterior, passando de 420 em 2017 (240 mil alunos) para 850 no ano passado (450 mil alunos). Em 2018, a startup recebeu investimento de R$ 2 milhões da Cedro Capital para acelerar o negócio. Uma novidade é que agora existe nova modalidade de transferência de valores, como pagamentos de excursões, materiais e festas, entre outros.
Siderurgia e inovação
O AçoLab, espaço colaborativo voltado para inovação e desenvolvimento de ideias da siderúrgica ArcelorMittal, em Nova Lima, ganhou o prêmio na categoria “Open Corp” (inovação aberta), na Open Innovation Week. A premiação foi realizada pela 100 Open Startups, em parceria com a Universidade de São Paulo (USP). Cerca de 60 companhias concorreram ao troféu. A escolha é resultado do número de conexões, da qualidade de desafios definidos e das melhores avaliações dos participantes do ecossistema.
Agenda
» O PUCTec, hub de formação, inovação e negócio da PUC Minas, promove bate-papo sobre o seu “Programa de Indução de Negócios”, dia 14, no Órbi conecta (Av. Antônio Carlos, 681, Lagoinha). Inscrições gratuitas em bit.ly/PUCtecorbi.
» A Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) realiza o FIEMG Lab 4.0, programa de aceleração de startups. As inscrições estão abertas até dia 15. Detalhes em www.fiemglab.com.br.
» Estão abertas as inscrições para a edição de 2019 da Red Bull Amaphiko Academy, que apoia pessoas que propõem soluções inovadoras para desafios globais. As inscrições podem ser feitas até 12. Mais informações em www.redbull.com.br/amaphikoacademy
Fonte: Em
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