A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) abre nesta segunda-feira (1º), às 8h, no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), a programação com atividades alusivas ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, comemorado no dia 2 de abril. A solenidade consta de palestras e atividades culturais com usuários.
A ação é uma parceria com as secretarias de Desenvolvimento Social, Saúde (SMS) e Educação (Sedec). A abertura das atividades será feita pelo grupo musical formado por usuários do CRMIPD – Centro de Referência Municipal de Inclusão para Pessoas com Deficiência Auditiva, Visual, Intelectual Física e Múltiplas Deficiências.
Após a apresentação do grupo, serão abertos os trabalhos acadêmicos, com a palestra de abertura sobre o mês de conscientização da pessoa com autismo, com as especialista se psicopedagogas, Sarah Albuquerque e Yone Gouveia, psicóloga com formação em psicomotricidade.
O secretário da Sedes, Diego Tavares, destaca a importância do evento. “É um evento de conscientização sobre o autismo e alerta à população para os sinais e como procurar os serviços especializados”, diz o gestor. Segundo ele, também é um momento de apresentação e discussão dos serviços de inclusão oferecidos pela administração municipal às pessoas com autismo e e deficiências.
Serviços – A PMJP atende em torno de 1.500 pessoas com deficiência. Através de uma rede de especialistas, são oferecidos serviços especializados. Além do CRMIPD, há o Centro-Dia de Referência; o Centro de Reabilitação e Cuidado da Pessoa com Deficiência Física e Intelectual e a Residência Inclusiva, que acolhe pessoas com deficiência e em situação de vulnerabilidade social (ou seja, a pessoa em situação de rua e sem vínculo familiar, tem acolhimento residencial por inteiro).
Entre outros serviços, há a arteterapia, educação física adaptada, fisioterapia, fonoaudiologia, libras, medicina em geral, equipes de enfermagem; musicoterapia, psicologia, psicopedagogia, serviço social e terapia ocupacional.
Discussion about this post