A vai oficializar a Copa América de 2020 em duas sedes, Argentina e Colômbia. O formato, que foi discutido numa reunião do Conselho da entidade em Miami, no mês passado, será anunciado nesta terça-feira no Rio de Janeiro.
O torneio terá os mesmos 12 times da edição de 2019, a ser organizada pelo Brasil em junho e julho, mas haverá mudança de formato. As 12 seleções (10 da Conmebol e mais duas convidadas de outros continentes) vão ser divididas em dois grupos de seis times cada. Cada grupo terá um país-sede.
As seleções se enfrentam dentro deste grupo, o que vai garantir um mínimo de cinco partidas para cada uma. As quatro melhores de cada chave avançam para as quartas de final. Todos os jogos de mata-mata (quartas, semis e finais) serão disputadas no mesmo país. Hoje, tudo indica que estas oito partidas finais serão na Colômbia.
Ao bater o martelo para organizar a Copa América de 2020 em solo sul-americano, a Conmebol recusa de vez um convite da US Soccer, que queria repetir no ano que vem um torneio nos mesmos moldes da Copa América Centenário de 2016 – com os 10 times da América do Sul e mais seis da Concacaf. A proposta foi rechaçada em meio a trocas de farpas entre cartolas do Norte e do Sul.
Apesar dos desentendimentos, não está descartada uma parceria entre Conmebol e Concacaf para futuras edições da Copa América. Vale lembrar que a Copa América de 2019 será a última disputada em anos ímpares. A partir do ano que vem, o torneio será organizado a cada quatro anos, sempre em paralelo com a Euro: 2020, 2024, 2028, 2032…
Discussion about this post