A primeira-dama Ana Maria Sales Lins visitou, nesta terça-feira (9), a Instituição Espírita Nosso Lar, em João Pessoa. A Instituição de Longa Permanência acolhe, atualmente, 41 idosos e é beneficiada pelo projeto Acolher, coordenado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano.
Na ocasião, Ana Maria conheceu as instalações do local que oferece aos idosos atendimentos médico, nutricional, fisioterapêutico, psicológico e assistencial. Ela destacou que o projeto Acolher já entrou, este ano, em sua quinta edição com o objetivo de garantir a prestação de serviços adequados aos idosos que vivem em Instituições de Longa Permanência. “A gestão estadual trabalha para assegurar dignidade aos idosos, ajudando nas ações assistenciais, de saúde, nutrição, cultura, lazer e infraestrutura. Ao longo dessas quatro edições, mais de R$ 6 milhões foram investidos nas Instituições, beneficiando diretamente 1.300 idosos de 26 municípios da Paraíba”, lembrou.
O diretor da Instituição Espírita Nosso Lar, Laélcio Josias, agradeceu a visita da primeira-dama e parabenizou a gestão estadual por fortalecer políticas públicas voltadas aos idosos. “A presença da primeira-dama é muito importante porque ela veio conhecer in loco o nosso trabalho e os idosos ficam felizes de saber que ações irão chegar para mudar para melhor a vida deles e o projeto Acolher tem nos ajudado a manter essa Casa”, comentou.
A assistente social da Secretaria de Desenvolvimento Humano, Adrianny Gomes, ressaltou que a Instituição Nosso Lar cumpriu todas as etapas previstas nos editais do projeto Acolher e deve continuar recebendo investimentos do Estado. “A instituição foi contemplada nas quatro edições do projeto Acolher e executou muito bem o plano de trabalho e podemos perceber a melhoria no local, tanto na infraestrutura, quanto na parte lúdica dos idosos e ela deve ser beneficiada novamente, atendendo os requisitos do edital”, pontuou.
Ao longo das quatro edições do projeto Acolher, a Instituição Nosso Lar recebeu da gestão estadual recursos na ordem de R$ 266.748,00 que foram destinados à construção de área de lazer, aquisição de materiais para atividades lúdicas de idosos, materiais permanentes, automóvel, alimentos, lavadora industrial e máquina secadora industrial, além de renovação do telhado com madeiramento e gesso e do piso antiderrapante.
O Projeto Acolher, lançado no ano de 2013, tem por objetivo selecionar entidades sem fins lucrativos com atendimento aos idosos no Estado da Paraíba, denominadas Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) para um cofinanciamento, com recursos advindos do Fundo de Erradicação e Combate à Pobreza (Funcep), assegurando melhor qualidade de vida aos idosos institucionalizados.
Fonte: Secom Pb
Discussion about this post