A Policlínica Municipal de Mandacaru já está aberta novamente para atender a mais de 250 pessoas por dia com os serviços da Atenção Especializada oferecidos pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). Na manhã desta quarta-feira (17), o prefeito Luciano Cartaxo entregou as obras de ampliação da unidade que é referência na Capital para o diagnóstico da tuberculose, para melhorar os atendimentos, oferecer melhores condições de trabalho para os profissionais e mais conforto para os usuários.
A Policlínica ganhou um auditório climatizado com capacidade para 30 pessoas, que servirá para atendimentos multidisciplinares como palestras, reuniões e encontros com grupos de tabagismo, dependentes químicos e para fazer o acompanhamento com idosos e gestantes. Este espaço era cobrado pela população desde 2009. A unidade também ganhou um novo consultório para exames cardiológicos e as obras incluíram a modernização das instalações elétrica e hidráulica e pintura. O investimento foi de R$ 110 mil.
“Essa entrega é uma demonstração do investimento da Prefeitura na prestação de serviços de qualidade na área da saúde. Aqui nós não só reformamos e climatizamos, mas também ampliamos, oferecendo agora um auditório e mais um consultório de atendimentos cardiológicos. Agora, com mais condições de trabalho e conforto para os profissionais, o atendimento na Policlínica, que é das 6h às 17h de segunda a sexta, está ainda melhor”, afirmou Luciano Cartaxo.
A Policlínica conta com 56 profissionais com assistência a usuários que compreendem o território do Distrito Sanitário IV – Bairro dos Estados, Ipês, Pedro Gondim, Treze de Maio e parte do Centro da Capital – por encaminhamentos regulados para os serviços especializados e, por demanda espontânea para ginecologia, pediatria e clínica geral. No local, ainda há realização de vacinas e de exames laboratoriais.
A reforma e ampliação da Policlínica, que fica localizada na Avenida Mascarenhas, s/n, em Mandacaru, irá beneficiar a população com serviços de diversas especialidades como Cardiologia, Psiquiatria infantil e adulta, Psicologia, Odontologia, Fisioterapeuta, Ginecologia, Pediatria, além de profissionais farmacêuticos, bioquímicos, assistentes sociais e enfermagem.
Referência – Na rede municipal de saúde, a Policlínica de Mandacaru é referência em diagnóstico para caso de tuberculose. “Aqui na Policlínica somos referência para os cinco Distritos Sanitários, Unidades Pronto Atendimento (UPAS), hospitais da rede municipal e ainda atendemos os seis presídios da Capital”, destacou Geralda Rodrigues, enfermeira e diretora do serviço.
Acesso – O acesso da população à atenção especializada se dá através de encaminhamentos realizados pela Atenção Básica, por meio das 200 equipes de saúde da família existentes no município e do Consultório na Rua. O município de João Pessoa conta com seis Policlínicas Municipais: Policlínica Municipal da Pessoa Idosa, Cristo, Jaguaribe, Mangabeira, Mandacaru e Praias.
Discussion about this post