Exercendo o protagonismo, um dos princípios da rede pública estadual, alunos da Escola Técnica Integral Cidadã Daura Santiago Rangel, no bairro José Américo, realizaram uma encenação teatral itinerante dos últimos acontecimentos da ‘Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo’. A programação da celebração da Páscoa cristã, na escola, contou ainda com apresentações de um coral, de expressão corporal e de músicas temáticas.
A encenação itinerante, que percorreu uma série de espaços da Escola, foi a primeira experiência de muitos alunos em teatro, apontando para o resgate das artes cênicas no interior da Escola. “A produção da peça contou com uma parceria e apoio importante de ex-alunos da Escola Daura Santiago (Robson, Joelma, Claydson e Josivaldo), que têm experiência em artes cênicas, sonoplastia e maquiagem, mas a melhor lição deste projeto para que essa encenação fosse bem sucedida não tenho dúvida que foi o envolvimento, o comprometimento e o exercício de protagonismo dos alunos tanto do ensino fundamental como também do médio. O apoio da direção administrativa, o estímulo da coordenação pedagógica e de todos os professores que colaboraram com a programação da Páscoa foi também fundamental para o êxito do projeto, que provocou a reativação do teatro na escola, tendo os alunos, agora, como protagonistas”, resumiu a professora de Sociologia do Daura Santiago, Acsia Lino de Alencar, uma das coordenadoras gerais da programação da Páscoa.
Primeira atuação no teatro– O estudante do 3º ano do ensino médio, Vinícius Daniel de Souza, encarou pela primeira vez uma encenação teatral, assim como a maioria dos alunos. Ele ganhou o papel principal de Jesus. “Inicialmente, foi um choque muito grande fazer a interpretação de um personagem tão importante na história da humanidade. Para melhor interpretar, precisei estudar mais quem foi Jesus como forma de retratar da melhor forma possível e isso me tocou profundamente como pessoa”, comentou o estudante, acrescentando que ao participar da encenação o fez rever vários conceitos errado sobre teatro e artes.
José Ivan de Freitas Araújo Filho, também aluno do 3º ano do ensino médio, que interpretou Judas Iscariotes, disse que a peça “chegou no momento muito importante de sua vida”, apontou o estudante, que já havia tido experiência de interpretação teatral em anos atrás. “Espero que a direção da escola invista nessa área e o projeto teatral não fique apenas nessa peça”, cobrou.
Peça trabalhou valores importantes– A diretora pedagógica da Escola Daura Santiago, Michelle Dantas, uma das principais entusiastas do projeto, revelou que iniciar o resgate do teatro na Escola com a peça sobre a paixão, morte e ressurreição de Cristo não poderia ter momento melhor. “Os valores do cristianismo e também da espiritualidade precisam estar também circulando na vida dos estudantes, pois fazem parte da formação do caráter. A chamada Semana Santa traz muitas lições de Cristo para a vida dos estudantes e professores, enfim de todos nós. Essa apresentação trouxe o exercício de doação e do sacrifício de um pelo outro”, avaliou a coordenadora, que também lembrou da importância dos atores e dos alunos da Escola terem assistido também o espetáculo teatral “Páscoa de Todos os Povos”, no Centro de Convenções da Cidade Viva, como convidados, que serviu de inspiração e motivação para muitos deles.
O ex-aluno da Escola Daura Santiago, Robson Ferreira da Silva, revelou que foi “gratificante” ter recebido o convite para participar desse projeto de resgate do teatro na escola. “A arte nos disciplina e forma não apenas na forma de se comunicar e de se expressar melhor, mas também o nosso lado emocional e comportamental. Ver todos esses alunos se empenharem e envolvidos não por questão de nota, mas porque abraçaram o projeto foi muito gratificante, daí também o sucesso desse projeto. Receber o convite para passar nossa pequena experiência em teatro para outros alunos mostra que não fomos esquecidos pela Escola e o que compartilhar o que aprendemos para resgatar uma área fundamental que são as artes acho fantástico”, comentou Robson, atualmente instrutor de cursos profissionalizantes e que este ano passou para o curso de pedagogia na UFPB.
Desenvolvimento de protagonismo– O professor de matemática Matheus Vinícius Silva, que fez uma reflexão sobre a páscoa ao final da encenação, revelou que a “escola integral tem um foco muito importante que é desenvolver o protagonismo do aluno. Quando vimos os alunos mobilizados em torno desse projeto da Páscoa, sabemos que ele vai além, pois serve como exercício para a sua atuação não apenas na escola, mas também na vida e na sociedade. A escola é um laboratório de amadurecimento para exercitar essa autonomia e como forma também de superação da vulnerabilidade social e difícil que muitos convivem diariamente, inclusive no meio familiar. Espero que a mensagem da Páscoa de Jesus leve-os a refletir o sentido real de suas vidas para buscar forças para fazer essa passagem e travessia”, destacou o professor, que regeu um lindo coral de alunos do ensino fundamental.
Programação extensa da Páscoa na Escola– A programação da Páscoa na Escola Técnica Integral Cidadã Daura Santiago Rangel, que teve a coordenação geral das professoras Acsia Lino de Alencar Gregório e de Gerlande Costa Paiva, durou toda a tarde de quarta-feira (17). Além da encenação da ‘Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo’, que contou com a participação de 26 alunos do ensino médio no elenco e do professor Mário Jubert. A peça contou com a narração do estudante do 3º ano, Jean Costa. “A encenação foi maravilhosa e gratificante, pois mostramos para o público a importância que se tem a Páscoa e o seu verdadeiro significado. Sou muito grato pelo empenho de toda a equipe que esteve junta pra repassar as palavras do Cristo, avaliou”.
A programação contou ainda com musicais, expressões corporais e um coral. A programação foi aberta com participação especial da componente da banda Rede Nuvem da Cidade Viva, Eloísa Ramos, que fez a abertura com voz e violão da música clássica “Getsêmani” e de uma nova composição de sua autoria “Não posso me calar”. A programação musical teve ainda um dueto do professor Matheus Vinícius e da aluna Mayanne Samara da Costa Silva Soares, do 1º ano, que interpretaram a música “Pra sempre”; uma apresentação do coral de alunos das 8ª e 9ª séries do ensino fundamental, que cantaram a música “Ousado Amor”, com a participação no vocal da aluna Lurdecy Carvalho dos Santos, do 3º ano. Os alunos do 8º ano apresentaram a música “Vou deixar na cruz” por meio de expressão corporal; e teve ainda a participação da professora Marcele Santos, que interpretou as músicas “Foi por amor” e “Perfeito Sacrifício”.
Apresentação na Empresa de Telemarketing AeC– A apresentação da Escola Daura Santiago Rangel impactou a empresa de Telemarketing AeC, instalada no bairro e parceira da escola, que fez um convite especial para que os alunos do ensino fundamental fizessem uma apresentação especial de Páscoa para as crianças, que são filhos dos funcionários da empresa. Os alunos fizeram uma apresentação de expressão corporal com a música “Vou deixar na cruz”. Participaram da apresentação os alunos do 8º ano: Letícia, Erika, Anayza; Anayze; Ana Estefany; Faynara; Maria Luiza e Rafael.
Discussion about this post